1º Galpão de Reciclagem de Eletroeletrônicos é inaugurado

02/12/2014 - 0:00
1º Galpão de Reciclagem de Eletroeletrônicos é inaugurado

O 1º Galpão de Reciclagem de Produtos Eletroeletrônicos da Região Metropolitana de São Paulo fica em Embu das Artes. O prefeito Prefeito inaugurou no sábado (29/11) suas instalações no Jd. Santo Eduardo, numa área de 700m² pertencente à Prefeitura de Embu das Artes, e foi construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, num investimento de R$ 400 mil.

A Amlurb e as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Serviços Urbanos e Limpeza Pública e Assistência Social, Trabalho de Qualificação Profissional estiveram envolvidas no projeto.

O local tem prensas hidráulicas, balanças, esteiras e empilhadeira e será operado numa parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Matéria-Prima de Embu (Coopermape).

Lá poderão ser dispensados produtos de origem eletroeletrônica como pilhas, baterias, computadores, teclados, componentes de informática, impressoras, monitores, televisores, aparelhos de som, DVD players, máquinas de escrever, aspiradores de pó, fornos microondas, geladeiras, entre outros, que serão separados e desmontados para algumas peças serem reaproveitadas.

“São produtos que demoram até 150 anos para se decompor e não podem ser colocados em lixo comum, pois contaminam o meio ambiente”, afirmou o prefeito Prefeito. “A ideia é reduzirmos consideravelmente a quantidade de detritos que são descartados no aterro. Isso será ainda mais eficaz se for realizado em conjunto com outras medidas, como a coleta seletiva do lixo e a usina de resíduos sólidos que deveremos implantar”, concluiu.

“O projeto dará destinação adequada ao material coletado, propiciará geração de emprego, preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico do município”, declarou a presidente da Coopermape, Alessandra Ifran Soares Lima.

Do ponto de vista do trabalho e geração de renda, o  Galpão atingirá diretamente 20 famílias, abrangendo cerca de 60 pessoas, mas na cadeia abarcará centenas de indivíduos. Educação Ambiental também será um das atividades do local, com o intuito de conscientizar a população e formar novos hábitos, além de disponibilizar cursos de capacitação para cooperados.

Autoridades presentes: vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Natinha, José Ovídio (adj. de Meio Ambiente), Nilraci Gomes de Souza (presidente da Amlurb), Roberta dos Santos (Assistência Social), Cristina Santos (Comunicação), Nelson Pedroso (Obras), Alan Leão (Cultura), Francisco Carlos (Trânsito), Clóvis Cabral (chefe de Gabinete), Paulo Vicente dos Reis (Educação) e subcomandante Sales (GCM).

Vereadores: Clidão do Táxi, Jefferson do Caminhão, Luis do Depósito, Dra. Bete, João Leite, Ney Santos, Edvânio Mendes e Gilson Oliveira.

Pontos de descarte de eletroeletrônicos:

– Galpão de Reciclagem de Produtos Eletroeletrônicos
Rua Oliveira, 442, Jd. Santo Eduardo