Quem está acostumado a ver a vovó tricotando e o vovô jogando futebol de botão, provavelmente ficaria surpreso ao vê-los fantasiados de Carmem Miranda e cacique. Pode parecer inusitado, mas foi exatamente isso que aconteceu na cerimônia de abertura da segunda Edição dos Jogos Cooperativos da Terceira Idade, que aconteceu entre os dia 3 e 5 de fevereiro, no Ginásio Municipal Hermínio Espósito, em Embu das Artes. Iniciativa pioneira na cidade de Embu, o evento não visa o interesse competitivo, mas sim a cooperação entre os jogadores.
Este ano, aproximadamente 1.300 idosos das delegações de Embu das Artes, Osasco, Taboão da Serra, Mairiporã, Santa Isabel, Embu-Guaçu e Francisco Morato participaram de coreografias, jogos de bocha, truco, dominó, vôlei, saraus poéticos, além de um animado baile da Melhor Idade. Na arquibancada lotada do ginásio era possível identificar a alegria estampada no rosto de cada um. "É comum vermos na televisão eventos para a juventude, mas para a terceira idade é mais difícil. Por isso, quando nos convidaram para vir a Embu fiquei muito feliz e animada", comentou Francisca Branca da Cunha, 66 anos, de Embu-Guaçu.
Criados em 2004, pela professora de Educação Física e mestranda em Gerontologia, Marilza Marques, os jogos têm como principal objetivo desenvolver atividades esportivas adaptadas para a Melhor Idade, resgatando a auto-estima e promovendo a inclusão social. Em sua fala, o secretário de Cidadania e Assistência Social destacou a preocupação da prefeitura em construir espaços voltados para a valorização do idoso, no município. "Em 2001, a cidade de Embu das Artes não tinha políticas públicas para a terceira idade. Hoje, temos 15 espaços de convivência onde são realizados cursos de artesanato, pintura, jogos adaptados e danças de salão", enfatizou.
O prefeito Prefeito também aproveitou o ensejo para parabenizar as delegações. "É muito gratificante recebê-los em nossa cidade. Fizemos todo o esforço possível para recepcioná-los bem, porque vocês merecem todo o nosso respeito e atenção". Além do prefeito, estavam presentes a presidente da Câmara Municipal, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Cleuza Gomes Maria das Graças Souza; vice-prefeito Roberto Terassi; o secretário de Governo Paulo Giannini; o secretário de Finanças, Fernando Camargo; o secretário de Administração, Adaucto Durigan; o secretário de Planejamento, Valter Rocha; o secretário de Obras, Helton Rodrigues; a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rosimary Matos; o secretário de Cidadania e Assistência Social, comandante da Guarda Civil, Dirceu Alves; o prefeito e primeira dama de Embu-Guaçu, Valter Antônio Marques e Maria Lúcia da Silva; além dos vereadores do município, como: Professor Silvino, Clidão, Natinha, Nelson da Padaria, Manoel Raimundo e Paixão. Vale ressaltar que o evento foi organizado pelas secretarias de Cidadania e Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Saúde, sob a coordenação de Cida Giannini, coordenadora do Centro de Referência do Idoso.