Na quarta-feira (30/8), cerca de 2,5 mil munícipes que recebem benefícios sociais do governo, em Embu das Artes, compareceram ao 2º Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico) para fazer a averiguação cadastral unipessoal, realizado no Shopping Cidade das Artes, no Jardim São Marcos. O primeiro Mutirão, ocorrido em 28 de julho, já havia verificado cerca de 800 cadastros.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social irá reduzir a fila dos atendimentos que normalmente são realizados nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município e agilizará a regularização de benefícios – como o Bolsa Família e outros – que se encontram ou estão prestes a serem “bloqueados”. Essas atualizações continuam sendo efetuadas nos Cras.
A ação gera um impacto muito positivo à população de Embu das Artes, pois o município possui, por exemplo, 26.343 famílias favorecidas pelo Bolsa Família, alcançando 65.224 pessoas (números atuais). A média das transferências de renda é de R$ 679, 61/mês por família e só em agosto de 2023 foram repassados pelo Governo Federal aos beneficiados, no total, mais de R$ 17,9 milhões.
O Cadastro Único (CadÚnico) é um grande mapeamento das famílias de baixa renda no Brasil que mostra ao governo quem são essas famílias, como elas vivem e do que elas precisam para melhorar suas vidas. Com ele, as famílias podem receber benefícios sociais que variam de acordo com o perfil de cadastro delas. Exemplos de benefícios: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira da Pessoa Idosa, Água Para Todos (Cisternas), Minha Casa Minha Vida, Isenção de Taxa em Concursos Públicos etc. – CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS
Galeria de fotos:
Fotos: Bruno Albarello