O 5º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes se consolida como uma das principais atrações turísticas da estância mais próxima da capital e deve repetir o sucesso dos anos anteriores. São esperadas 30 mil pessoas. Organizado pela Prefeitura da Estância Turística de Embu, com apoio da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu, o festival reúne a beleza e a diversidade de flores e plantas, oficinas de cultivo de orquídeas, hidroponia, cogumelo shitake e a arte milenar japonesa da ikebana, além de dezenas de produtores da região, no amplo espaço verde do Parque do Lago Francisco Rizzo, nos dias 29 e 30 de setembro e 6 e 7 de outubro, das 9 às 18h. A entrada é franca.
Em área de 217 mil m² do parque, o visitante poderá usufruir de espaços de paisagismo, exposição e venda de flores e plantas, oficinas (a programação será divulgada uma semana antes do evento), espetáculos musicais, apresentações culturais, praça de alimentação e circo de 360 m². Na entrada do recinto, o visitante poderá desfrutar de um projeto paisagístico desenvolvido pelas agrônomas Celina Nagata e Tiana Moreira, que destacará aspectos da cultura oriental, com pedras, bambus e cascatas e um outro tropical oriental, dando destaque às plantas produzidas em Embu e região: petúnias, begônias, maria-sem-vergonha, kalanchoe, samambaias, temperos, moréias e azaléias.
O espaço de exposição e comercialização de flores e plantas terá das sofisticadas orquídeas – catleyas, oncidiuns, phalaenopsis, cynbidiuns, colmanaras, dendrobiuns – às petúnias e empatiens, além das mudas de árvores e plantas decorativas e frutíferas originárias do Brasil e exterior. O festival será palco, ainda, da exposição de obras de artistas e artesãos da Feira de Embu das Artes. Alguns deles trabalharão ao vivo.
Ciclismo ecológico
Os naturistas e amantes do ciclismo também serão contemplados com o Passeio Ciclístico e Ecológico 2007 (Pacieco), com largada no dia 29/9, às 9h, da frente do Parque Rizzo. O evento será uma atividade esportiva e recreativa (sem ser competitiva), numa atitude saudável, de respeito ao meio ambiente, buscando a maravilhosa paisagem natural em seu entorno: o ecossistema da Mata Atlântica, com fauna e flora exuberantes, passando por lagos, rios e riachos, vilarejos e bairros antigos.
A infra-estrutura do festival foi pensada para garantir comodidade ao visitante, que terá à sua disposição: estacionamento à porta, carrinhos, guarda-volumes e compras pelo cartão de crédito (Visanet).
No dia 7/10, outra atividade física e de conscientização ambiental fecha o festival: é o 9º Trilhapé de Embu das Artes, com largada às 9h, do Parque do Lago Francisco Rizzo e participação média de 200 pessoas, num percurso de 14 km na região do bairro de Itatuba, passando por locais de interesse cultural e turístico.
Estrutura do Parque
Localizado numa área pública de 217.000 m², grande parte da área é constituída por um lago de água doce, de 63.000 m², com peixes como tilápias, introduzidas no local e que se reproduzem na água limpa, não poluída. Possui área gramada e centenas de árvores foram plantadas, como cerejeiras, ingás, ipês, fícus, jacarandás, manacás, entre outras. Uma pista para caminhadas ou corridas, que margeia parte da extensão do lago, recebe centenas de praticantes de exercícios físicos. Nos finais de semana, o parque recebe cerca de 4.000 visitantes. Em um viveiro são cultivadas mudas de plantas que servem para a recuperação da área verde da cidade e são doadas à população em troca de material reciclável, dentro do programa de Coleta Seletiva.
Ciclismo e caminhada ecológica Embu das Artes
Confira a programação cultural:
Dia 29/09 (sábado)
9h – Apresentação da Banda Municipal de Embu e largada do Pacieco
9h30 – Solenidade de abertura
10h – Visitação ao festival
13h – Folias de Picadeiro do Palhaço Pirulitus
15h – Yosakoi Soran (Dragão D` Água)
16h – Coral Municipal Infanto Juvenil
Dia 30/09 (domingo)
11h – Orquestra de Berimbau
13h – Folias de Picadeiro do Palhaço Pirulitus
14h – Dança Cigana
14h30 – Taiko
15h – Grupo Himawari (Taiko; Odori Nihon Buyo; Karaye e Kendo)
Dia 06/10 (sábado)
10h – Premiação Concurso de Frases
10h – Liang Kong
11h – Ginástica (Departamento de Esportes)
11h30 – Capoeira (Departamento de Esportes)
13h – Folias de Picadeiro do Palhaço Pirulitus
15h – Yosakoi Soran (Dragão d` Água)
15h30 – Teatro Popular Solano Trindade
Dia 07/10 (domingo)
9h – Largada do TrilhaPé
10h – Banda Municipal
11h – Dança do Ventre
12h – Folias de Picadeiro do Palhaço Pirulitus
14h – Grupo Himawari (Taiko; Odori Nihon Buyo; Karaye e Kendo)
15h30 – Dança Livre
16h – Coral Cantares ao Meu Povo