Embu das Artes recebeu no dia 7/3, o projeto Cores da Solidariedade, realizado pela Associação Cultural Pintura Solidária, de Sorocaba (SP), com o apoio das empresas CCR ViaOeste, Case Multiação e Unimetal. É a primeira vez que o projeto passa pela cidade.
A oficina inaugural foi realizada com os funcionários da Prefeitura e da Câmara Municipal, para que eles conhecessem o trabalho da associação e também pudessem ter um dia de entretenimento e convivência. Vera Viudes Petrocchi, vice-presidente da Pintura Solidária, entregou ao prefeito Prefeito, um quadro exclusivo pintado na associação. Na ocasião, a secretária interina de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, juntamente com o secretário de Cultura, Alan Leão Martins, receberam o quadro em nome do prefeito. A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Santos de Almeida Brito, recebeu os representantes da CCR Sérgio Ribeiro e Daniella Rolin assim que os trabalhos foram abertos.
“ É de suma importância essa integração entre os funcionários. Vamos avançar com o projeto através de nossas associações, para que as pessoas conheçam esse trabalho. É a integração também do poder público com a população”, disse a secretária Roberta.
Participaram também, representando a Câmara Municipal, a vereadora Rosana do Artur e o diretor Felipe Santos. Ao todo,140 servidores soltaram a criatividade em meio a tintas e pincéis: “Infelizmente nossas telas acabaram, mas a procura foi gigantesca, todos queriam participar”, contou uma das responsáveis pelo Fundo Social, Ivone Bárbara.
Com o intuito de promover a inclusão e ampliar o acesso à cultura, a associação prevê atender, até novembro deste ano, cerca de três mil pessoas que já participam de projetos sociais da cidade. “Além das atividades dentro das instituições beneficentes, a associação realizará uma oficina em praça pública de Embu das Artes, de modo que toda a comunidade possa conhecer e participar do trabalho”, falou Vera.
As próximas oficinas de pintura acontecem no Centro de Convivência do Idoso (CCI), todas as quartas-feiras no período da manhã, e no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPD), também as quartas-feiras, mas no período da tarde. O projeto ficará por dois meses no CCI e no CCPD. Após esse período, será a vez do Centro de Referência da Juventude.
A Associação Cultural
Há 10 anos contribuindo para a transformação da sociedade por meio da arte, a Associação Cultural Pintura Solidária atende pessoas de todas as idades em estado de vulnerabilidade social, no interior do Estado e na Grande São Paulo.
Em parceria com entidades sociais das várias cidades onde atua, sua missão é elevar a autoestima, levar alegria, disseminar a cultura e despertar o gosto pela arte, por meio de ações culturais voltadas para as artes visuais, como a pintura.
É uma ONG sem fins lucrativos e, portanto, precisa do apoio de toda a sociedade civil para o desenvolvimento de suas atividades. Os projetos que desenvolve são aprovados nas leis de incentivo à cultura (Rouanet e ProAC), portanto, empresas e pessoas físicas podem contribuir, destinando parte dos impostos devidos à associação (Imposto de Renda e ICMS).