Para beneficiar a saúde e qualidade de vida da população, o prefeito de Embu das Artes Prefeito coordenou uma reunião com o núcleo diretivo da Secretaria Municipal de Saúde. Algumas importantes ações foram priorizadas no encontro realizado dia 12 na prefeitura, do qual participaram o secretário Jorge Harada, o vice-prefeito Roberto Terassi, o corpo técnico e todos diretores das unidades de saúde e dos prontos-socorros municipais.
A administração reformulará o atendimento inicial na rede municipal de Saúde, envolvendo também os acompanhantes de pacientes. Mesmo mantendo total atenção ao doente, os profissionais vão orientar e tranqüilizar o acompanhante sempre que necessário. Um projeto piloto será implantado no Pronto-socorro Irmã Annette (Jardim Vazame) nos próximos meses. O atendimento à demanda também melhorará com a contratação de mais médicos. O edital para realização do concurso será publicado em setembro. Para que a população esteja melhor informada a respeito das ações e campanhas de saúde, a prefeitura ampliará a divulgação das informações. O governo municipal pretende, ainda, fortalecer os Conselhos de Saúde, incentivando a participação popular.
A partir dos relatos e observações dos profissionais que estão à frente da rede de Saúde local, associados a experiência de cinco anos à frente do governo, o prefeito salientou a importância do trabalho em equipe, em especial no campo da Saúde. Segundo ele, motivando atitudes conjuntas dos profissionais e chamando a atenção da população para esse trabalho, Embu pode ser mais saudável. O prefeito lembra ainda que a saúde é mais ampla do que o atendimento médico-hospitalar. "O saneamento básico como a limpeza e canalização de córregos melhoram as condições de vida das pessoas e elas podem ser contribuintes nessas melhorias, cuidando dos locais onde moram, não poluindo rios e córregos".
Constatando um forte sinal de melhora na qualidade de vida dos moradores, Cruz salienta que "em 2001 um levantamento mostrou que 70% da população queria ir embora da cidade, atualmente 60% não querem mudar". O reconhecimento de melhorias na saúde da população de Embu das Artes foi dado inclusive pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em recente visita à cidade.
Com estratégias em capacitação e treinamento de pessoal, investimentos na ampliação da rede como a criação da Maternidade Municipal e de novos Centros de Atenção a Saúde da Família, a prefeitura está desenvolvendo o programa de governo para a Saúde. Entre as ações nesta segunda gestão, a prefeitura amplia programas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e Aids, informatiza ainda mais a rede municipal de Saúde e aprofunda as parcerias com universidades, governos e a troca de informações com entidades comunitárias.