A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, da Prefeitura de Embu das Artes recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio “Sustentabilidade Social 2016”, da empresa Premium Brasil Group, pelos resultados obtidos com ações que visam o desenvolvimento social e gestão dos recursos. A premiação foi entregue à secretária da pasta, Roberta Santos, durante a 10ª edição do Encontro Nacional de Secretários Municipais de Assistência Social, realizada em Belo Horizonte, nos dias 9 e 11/5.
“O reconhecimento é muito bom, pois nossa secretaria é muito técnica e ver que nossos projetos estão dentro do que é estabelecido dentro do Sistema Único de Assistência Social Municipal (Suas) é gratificante demais. Agradeço a minha equipe pelo empenho”, disse a secretaria. Há 15 anos, a Assistência Social de Embu das Artes tinha apenas 4 assistentes sociais. Hoje, são 44 apenas na secretaria; há ainda os profissionais da área que estão alocados em outras secretarias.
A conquista se deve a ações positivas que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria como os projetos inovadores das Centrais de CadÚnico, os Cras Jd. do Colégio e Nossa Senhora de Fátima, inaugurado recentemente, dentre outros. Durante o encontro, Roberta apresentou o projeto do Centro Pop, para pessoas em situação de rua, juntamente com Alessandro Chiva, coordenador do projeto.
A pesquisa foi realizada através da seleção de dados coletados em diversas fontes associadas à Assistência Social, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria da Juventude, notícias veiculadas nos principais veículos de comunicação e páginas na internet relativas à Assistência Social no âmbito municipal e estadual.
Alguns dos critérios utilizados foram a coordenação das políticas municipais da Assistência Social; execução das atividades relativas à prestação de serviços sociais; gestão dos recursos, bem como os ganhos sociais e o desempenho dos programas e projetos aprovados; realização de cursos sustentáveis que proporcionam a geração de renda às famílias menos favorecidas; programas municipais; combate à desigualdade social; diretrizes de proteção e inclusão social e elaboração do plano municipal de Assistência Social.