Projeto Olimpíadas Literárias se apresenta em espaços públicos até 8 de julho

15/06/2016 - 0:00
Projeto Olimpíadas Literárias se apresenta em espaços públicos até 8 de julho
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A 4ª Edição das Olimpíadas Literárias promete ser um marco para a Educação em Embu das Artes. Em 2016, a comissão do evento decidiu inovar no lançamento do edital: fará apresentações com as crianças nos espaços públicos da cidade, mostrando as estratégias para promover a prática da leitura e da escrita entre os estudantes. Uma das apresentações aconteceu na sede da Prefeitura, dia 15/6, com os alunos do 1º ao 5º ano da E.M. Reinaldo da Gama, que representaram um trecho do livro “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato.

“Ao invés das apresentações ficarem restritas as escolas, achamos interessante trazer para os espaços públicos. A escola cria formas de aprendizados que devem ser compartilhadas. A relação dos estudantes é com a cidade e a cidade deve ser um amplo espaço educacional, dessa maneira vamos ressignificar a educação no País”, disse o secretário da pasta, Paulo Vicente.

Utilizando trechos do livro publicado pela primeira vez em 1931, as crianças tiveram uma aula de aritmética em meio a brinquedos, instrumentos musicais confeccionados com garrafas e outros itens recicláveis e muita música, junto com “Monteiro Lobato”, interpretado pelo professor Edson Cabral.

Pelo segundo ano consecutivo, “Minha Escola, Minha Comunidade” será a temática dos alunos para a produção de textos, pois evidencia a sua relação com a escola e a comunidade em que vivem e a interrelação entre os dois ambientes como territórios de vivência desses estudantes, servindo de inspiração para as criações.

“Achei bem legal participar, dessa forma aprendemos brincando”, disse Heloisa Odilon da Silva, 9, aluna do 4º ano.

“Gostei muito de participar pois aprendo cada vez que me apresento”, contou Laysla Martins, 8, aluna do 3º ano.

A inovação objetiva o incentivo à leitura, a valorização de todos envolvidos nas Olimpíadas Literárias e, fundamentalmente, a construção coletiva de uma Cidade Leitora.

Aprendizado na prática

As Olimpíadas Literárias são uma estratégia para promover a prática da leitura e da escrita nas escolas. Embora os professores já desenvolvam esse trabalho em sala de aula, nota-se a grande dificuldade dos alunos em atrelar as produções às técnicas ensinadas em sala de aula. O projeto é voltado para os alunos das fases 4 e 5, fundamental I e II, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e para a educação especial (estudantes com deficiência), totalizando mais de 20.500  pessoas. Essa primeira etapa, com as apresentações públicas, vai até 8/7. Confira o cronograma aqui.

Os professores notam que as Olimpíadas Literárias têm aumentado o interesse dos alunos pelos livros pela quantidade de exemplares que são procurados nas salas de leituras das escolas. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), acima do esperado em 2014, quando a meta era de 5.3 e os estudantes da rede municipal ficaram com a média 5.5, acima do índice nacional, que ficou em 5.2, está diretamente ligado a esse trabalho.

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