Os artistas e comerciantes vão acender Embu das Artes e transformá-la num grande shopping a céu aberto, a poucos quilômetros de São Paulo. É o projeto Natal das Artes em Embu, promovido pelo comércio da cidade, com apoio da Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Turismo. Além de luzes, presépios e papai noel, a partir do dia 12 de novembro até 23 de dezembro, lojistas, artistas, artesão e donos de restaurantes estarão unidos para levar o encanto do Natal a moradores e visitantes. Serão quase 50 dias para o consumidor fazer suas compras de Natal, num ambiente descontraído e repleto de arte e artesanato, com boas lojas de presentes ; de móveis a galerias de arte ou pequenas lembranças -, ótimos restaurantes e a tão charmosa Feira de Embu das Artes, que aos sábados e domingos se alastra pelas ruas do centro histórico, com mais de 500 expositores.
A programação inclui ações artísticas e culturais em todas as ruas do centro histórico, incluindo o Museu de Arte Sacra. O projeto é audacioso e reunirá, segundo os organizadores, cerca de 1.500 artistas, entre corais, música erudita teatro e artes plásticas. A partir do dia 17, o comércio ficará aberto até as 21 horas.
O evento terá exposições fixas de cartões natalinos e Pinturas do Sagrado, no Centro Cultural Embu das Artes e a exposição de presépios, no Museu de Arte Sacra. Também estão previstas oficinas de arte, ao ar livre, com monitores ensinando a arte do origami, pintura, presépios e bonecos.
O Natal das Artes está sendo organizado pela Prefeitura de Estância Turística de Embu, por meio da Secretaria de Turismo, e pelas Associações Embu A, + Embu – Movimento dos Artistas, Intelectuais e Simpatizantes de Embu das Artes, pelo Comércio Turístico de Embu das Artes, com apoio do Pátio do Colégio, que administra o complexo do Museu de Arte Sacra dos jesuítas.
A programação está sujeita a mudanças. Informe-se sobre ela no CAT-Centro de Atendimento ao Turista (tel. 4704-6565) ou no Centro Cultural (tel. 4781-4462).