Um dos projetos mais reconhecidos e respeitados por todos os segmentos da sociedade, por seu trabalho de desenvolvimento da sociabilidade, auto-estima e o senso de cidadania de jovens de 8 a 18 anos, promete emocionar e iluminar Embu das Artes. A Orquestra do Projeto Guri – Pólo de Osasco, com 54 integrantes, sobe ao Palco do Largo dos Jesuítas, no domingo, 04, às 16h, regido pela maestrina Mônica Giardini.
A qualidade musical das orquestras do Projeto Guri permitiu apresentações em eventos de grande repercussão, como o festival de Inverno de Campos do Jordão, e em grandes palcos, como a Sala São Paulo. O Projeto também já se apresentou com músicos renomados, tais como Toquinho, Yamandú Costa, Arthur Moreira Lima, Mônica Salmaso e Jane Duboc.
Participar de fóruns e encontros internacionais já faz parte da realidade do Projeto Guri. Em 2002, foi escolhido para representar o Brasil na ONU, durante a Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas em Favor da Infância, enviando duas de suas alunas violinistas. Em 2003, recebeu a Comenda da Ordem do Cavaleiro, oferecido pelo Presidente da República, por indicação do Ministério da Cultura. Entre os prêmios que o projeto já recebeu, destaca-se o Prêmio Multicultural Estadão 2000, na categoria de melhor projeto de fomento à cultura.
Para ingressar no Projeto Guri, a criança ou jovem não precisa ter nenhum conhecimento musical anterior. A única exigência é que o aluno estude e freqüente o colégio regularmente. O objetivo do projeto não é formar músicos profissionais, mas, sim, capacitar seus alunos para que tenham uma atitude positiva diante das dificuldades da vida, para que sejam confiantes e tenham o dinamismo necessário para vencer obstáculos e procurar atingir suas metas. Por isso, o Guri pode ser considerado um grande complemento à educação: por colaborar na formação do caráter e da personalidade dos seus participantes.
A apresentação da Orquestra do Projeto Guri faz parte da maior e mais extensa programação de Natal da região Metropolitana de São Paulo – que iniciou no último dia 12 e vai até o dia 24 de dezembro. Para quem visitar Embu das Artes nesse período, está reservada uma viagem cultural e artística para o passado histórico da cidade, além de assistirem a apresentações artísticas e musicais, vão conferir uma bela exposição de trabalhos feitos por artistas locais, muitos deles, com premiação e reconhecimento internacional, além disto, a cidade se transformou num shopping a céu aberto para quem quer comprar um presente diferenciado. Museus, galerias de artes, capelas e monumentos históricos também fazem parte do roteiro turístico da cidade.
História de sucesso em números
O projeto nasceu na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em 1995. No começo, havia apenas uma unidade, localizada na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, na capital paulista. Entretanto, logo conquistou o apoio de setores da comunidade, como entidades do terceiro setor e iniciativa privada. Em 1997, foi criada a Associação Amigos do Projeto Guri, uma entidade sem fins lucrativos que colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento do projeto. Em 2004, a Associação firmou um contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Cultura e tornou-se uma organização social na área da cultura, contando com o apoio da iniciativa privada e da comunidade, além do suporte governamental. O principal mantenedor do Projeto Guri é o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura.
Atualmente, o Projeto Guri conta com 165 pólos (50 na Fundação do Bem-Estar do Menor). A concentração maior de unidades é no estado de São Paulo, uma no Rio Grande do Sul e outra no Paraná. Hoje, são mais de 25 mil alunos que participam de cursos de violino, viola, violoncelo, baixo acústico, violão, cavaquinho, percussão, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone e canto coral. Já passaram aproximadamente 60 mil crianças e adolescentes pelo Projeto.
Sobre a Regente Mônica Giardini
Desde 1993, a maestrina Mônica Giardini é titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Bacharel em Violão e Pedagogia Plena, estudou regência orquestral e de banda. Aperfeiçoou-se em Festivais de Música, como o de Inverno de Campos do Jordão, Curitiba e da Bachakademie, em Sttutgard, na Alemanha. Lecionou artes musicais na Universidade Mackenzie e Prática de Orquestra no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. Foi regente da Banda Marcial Municipal de Arujá – SP, e participou da produção do espetáculo Três Tenores, transmitido, em 2002, pelo Sistema Brasileiro de Televisão – SBT.
Repertório da apresentação da Orquestra do Projeto Guri
Declarations – Jeffrey Bishop
For The Star of Country Down – Deborah Baker Monday
Scherazade – Rimsky Korsakov
Asa Branca – Luiz Gonzaga
Cantos Nordestinos – Gilberto Gagliardi
Ragtime – Curtis Briant