É com pesar que a Prefeitura de Embu das Artes informa o falecimento da artista plástica Raquel Trindade, aos 81 anos. Ela estava internada em tratamento no Instituto do Coração de São Paulo (Incor) há alguns dias e faleceu nesta madrugada.
O corpo será velado a partir da tarde de hoje no Teatro Popular Solano Trintade (Rua São Paulo, 176, Jd. Sílvia). Amanhã, 16/4, haverá um cortejo saindo do teatro até o Cemitério do Rosário (Av. Elías Yazbek, 1713 – Centro), onde ocorrerá o sepultamento. Os horários ainda não estão confirmados.
Raquel Trindade Souza, a Kambinda, é a filha mais velha do poeta Solano Trindade. Pintora, dançarina, folclorista, coreógrafa, grande conhecedora da história e cultura afro-brasileira era considerada uma das maiores guardiãs do conhecimento das artes e culturas no Brasil. Fundadora do Teatro Popular Solano Trindade e da Nação Kambinda de Maracatu, sempre ministrou cursos e oficinas livres por todo o país, principalmente em Embu das Artes, onde morava.
Casou-se oito vezes e teve três filhos: o compositor Vitor da Trindade, a artista Regina Célia e a escritora e dançarina Dadá, além de sete netos de sangue (dentre os quais o rapper Zinho Trindade e o percussionista Manuel).