A Secretaria Municipal de Educação implantou o Programa de Prevenção à Dificuldades de Aprendizagem. O objetivo do programa é subsidiar os professores na identificação de diferentes transtornos e apoiar as ações pedagógicas específicas a esses estudantes.
Participam da primeira etapa do programa professores e estudantes de 2º e 4º anos. São 211 estudantes e 58 professores envolvidos nas ações da primeira etapa de implantação do programa.
O programa está estruturado em dois grandes eixos principais: identificação e intervenção. Em parceria com Coordenação de Pós Graduação da Universidade Mackenzie a Secretaria de Educação oferece aos professores preparação especializada sobre transtornos do desenvolvimento e métodos para identificação dos estudantes com possíveis transtornos tais como déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade, deficiência intelectual e autismo. Essa etapa foi apoiada por especialistas e por uma plataforma tecnológica.
Após essa etapa os professores recebem formação especializada em ferramentas de intervenção para uso em sala de aula, destinada a alunos com dificuldades de aprendizagem e déficit de atenção e hiperatividade e impulsividade. A equipe de especialistas produz ainda um relatório que é entregue aos pais e às escolas, com orientações de intervenções para cada caso específico.
O programa já apresenta resultados expressivos que já podem ser observados nos relatos de professores, pais e estudantes, para os próximos anos está prevista a ampliação do programa até que possa atingir toda a rede municipal, tornando-se o maior e mais significativo Programa de Educação Inclusiva da história da Educação Municipal.