O programa da saúde da mulher tem como objetivo garantir às mulheres o acesso ao serviço de saúde de qualidade, com ações de prevenção e promoção de saúde, em todas as fases de sua vida.
Programa do Pré-natal
A gravidez é um momento especial na vida da mulher, é um evento fisiológico que provoca inúmeras transformações no corpo, no estado emocional e psicológico e se desenvolve em um contexto social e cultural.
O pré-natal quando realizado com qualidade e humanização, desempenha um papel importante na redução da mortalidade materna e infantil, tendo como enfoque a prevenção de intercorrências clínicas e obstétricas.
A assistência ao pré-natal é organizada de forma a atender as necessidades da gestante, com acesso e diagnóstico precoce de gravidez e acompanhamento periódico e sistemático do desenvolvimento gestacional, sendo fundamental para uma maternidade segura e saudável.
Com a proposta da melhoria da qualidade do pré-natal e consequente diminuição da morbimortalidade materna e infantil, foi criado o Programa de Apoio Materno, Paterno e Infantil (PAMPI), voltado ao atendimento da paciente durante o período gestacional, com o intuito de orientá-las em relação a suas ansiedades, temores, desenvolvimento fetal, cuidado com a criança, aleitamento materno, cuidados dentários, direitos sociais e trabalhistas e incentivo a maior participação paterna na gestação. É um trabalho intersetorial que envolve várias categorias profissionais, possibilitando a troca de experiências e conhecimentos. É uma forma de promover a compreensão do processo gestacional e para isso são oferecidos grupos distintos no primeiro, segundo e terceiro trimestre de gestação.
Diagnosticada a gravidez, inicia-se o pré-natal. Durante o período gestacional a consulta deve ser mensal até a 32º semana de gestação, quinzenais entre 32º e 36º semana e semanais no último mês. As consulta são intercaladas entre médico e enfermeira para se tenha um maior vínculo com o serviço, é uma oportunidade de orientar e esclarecer as dúvidas que surgirem durante o ciclo gravídico puerperal. Não se dá alta do pré-natal, a gestação termina com a consulta do puerpério e orientação anticoncepcional.