A banda pernambucana Nação Zumbi encerra no sábado (9/2), na Praça da Lagoa (Av. Elias Yazbek, s/nº – Centro), a partir das 14h, a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude (PPJ) que foi precedida de cinco conferências livres e reuniram mais de 300 jovens. Nestas conferências, foram debatidos temas e levantadas propostas nas áreas de Trabalho e Geração de Renda, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Saúde, Participação e Garantia de Direitos e Meio Ambiente.
No dia 7/2, das 17 às 22h, cerca de 150 pessoas divididas em grupos organizaram as idéias levantadas nas conferências livres que direcionarão a definição das principais políticas públicas para o segmento da juventude. Entre as principais preocupações dos jovens estão as altas taxas de desemprego, a educação pública de baixa qualidade, a necessidade de novos equipamentos de lazer, esporte e cultura no município, além da falta de escolas técnicas e ensino superior na região que possibilitem a adequada qualificação profissional. O grupo também reivindica atendimento de saúde especializado e direcionado à juventude, além do fortalecimento de uma rede em defesa do meio ambiente e do crescimento desordenado da cidade. Uma moção de repúdio à localização do Centro de Referência da Juventude (CRJ) foi tirada pelos participantes que solicitam um local mais acessível e estruturado para a sede do CRJ.
Durante o evento, que contou com as presenças do prefeito Prefeito, do secretário chefe de Gabinete, Prefeito, dos vereadores Maria das Graças e Silvino, a jovem Joênia Silva Pereira, representante da Sociedade Ecológica Amigos de Embu, disse que, como jovem, quer “fazer as coisas agora enquanto tem forças”. E Edvaldo Mariano, coordenador do CRJ, afirmou que a conferência é um espaço para se “discutir o presente e não o futuro que nunca chega”.
Prefeito cobrou maior participação da juventude na definição dos destinos da cidade e Prefeito lembrou que “muitos passos já foram dados desde 2000, quando o então candidato a prefeito Prefeito assumiu as propostas de criação da Assessoria da Juventude e do CRJ. Criamos esse espaço de convivência das várias manifestações juvenis do município e da formação profissional e cidadã da juventude de Embu e agora precisamos avançar nos muitos desafios que temos pela frente”, argumentou.
A organização do evento é um esforço conjunto entre a Prefeitura de Embu e diversos grupos e lideranças juvenis do município. O objetivo principal do evento é a mobilização da juventude para a definição das prioridades de PPJ e a eleição dos delegados, representantes da sociedade civil para a primeira conferência nacional.