Mais de 3 mil jovens curtiram o show de encerramento da 2ª Conferência de Juventude, com a banda Nação Zumbi
Jovens do município de Embu reuniram-se na Praça da Lagoa, no sábado, 9 de fevereiro, para eleger as principais prioridades do segmento na 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude (PPJ), etapa da 1ª Conferência Nacional de PPJ, que acontece de 27 a 30 de abril, em Brasília . Foram priorizadas as demandas de sete áreas, previamente votadas no primeiro dia de conferência: Trabalho e Geração de Renda (Garantir políticas públicas para inclusão do jovem no mercado de trabalho – geração de renda através de parceria entre o setor público, privado e sociedade civil.); Educação (Implantar uma universidade pública no município); Cultura (Criar uma fundação cultural com objetivo de organizar, apoiar e financiar projetos); Esporte e Lazer (Investimento em parcerias entre setor público e privado para financiamento de projeto e eventos esportivos e desportivos); Saúde (DST/Aids e dependência química – Ampliar e viabilizar a divulgação com vistas à conscientização através de shows, sites, teatro, grafite etc); Participação e Garantia de Direitos (Garantir em lei projetos com a participação permanentemente dos jovens) e Meio Ambiente (Criar uma universidade pública, gerida pela sociedade e pelo poder público com a finalidade de formar arte-educadores socioambientais. Participaram da votação, cerca de 80 pessoas.
Edvaldo Mariano, coordenador do Centro de Referência da Juventude (CRJ) e representante do governo na 1ª Conferência Nacional de PPJ, juntamente com João Paulo Nunes Vieira, 16 anos, morador do Jd. Santa Clara, avaliou o evento como positivo, pois cumpriu o seu principal objetivo que é o de "estimular a participação dos jovens na construção de políticas públicas de juventude". Para Vinícius Franklin, de 18 anos, morador do Centro e integrante de um grupo de dança na cidade, o mais importante é “firmarmos parcerias com empresas para conseguirmos realizar mais eventos voltados ao jovem", declarou. Durante as atividades, o CRJ distribuiu material informativo sobre DST/Aids e preservativos. Além disso, o público pôde apreciar bandas locais de diversos estilos (Silverfreaks, Diagnóstico, Neverdies, Faca de Ponta, Rimáticos, Segunda Via, Sick Of Not Trying, Pacto de Impacto e Dueto Catarse), o grupo de dança Stile B.Boy e acompanhar o trabalho dos grafiteiros do Escrita Rupestre e do Crew.
O encerramento foi marcado pelo grande show da banda Nação Zumbi, que levou a galera ao delírio com o seu maracatu eletrônico. Entrevistado por jovens do município, que participam de programas sociais (Joyce da Cruz, Danilo Quintiliano, Bruno Sonentino e André Said), o vocalista da Nação Zumbi, Jorge do Peixe, disse que ser referência para a juventude é bastante significativo, já que "o nosso trabalho trata-se de um produto nacional e ficamos orgulhosos em saber que a juventude está valorizando cada vez mais a música brasileira". Sobre a influência do poeta Solano Trindade em sua música ele dispara: “Sem dúvida Solano foi um dos maiores poetas negros. Ele tem uma grande importância. Nós temos reflexo de muita coisa, a gente não tem influência só de música, mas literatura, de cinema, enfim, de tudo que há em nossa volta”. Quanto à conferência, ele afirmou que “o jovem tem que estar inserido na cultura do município, seja envolvido nas áreas de saúde, geração de empregos, pessoas e idéias”.
Acompanharam o evento, o prefeito Prefeito, os secretários Selma Fernandes (Cidadania e Assistência Social) e Prefeito (chefe de Gabinete); os vereadores Maria das Graças e Silvino; coordenadores municipais e a sociedade civil. Vale ressaltar que no dia 15 de março, Embu participará da Conferência Regional, em Osasco, com uma delegação de 20 pessoas da sociedade civil e 10 do governo.