CRAS Itinerante inicia atividade na Favela do Inferninho

23/04/2008 - 0:00
CRAS Itinerante inicia atividade na Favela do Inferninho
Acessibilidade

Quem passou em frente à Associação de Amigos do Bairro Crisálidas, no dia 19 de abril, viu a fila de moradores da Favela do Inferninho no Santa Tereza, buscando auxílio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Uma ação itinerante desenvolvida pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social desde a primeira semana de abril.

O projeto foi criado com objetivo de levar a equipe do CRAS até as áreas de vulnerabilidade social para atender a população que tenha dificuldades em ir até a unidade mais próxima de sua residência. Durante uma semana, a equipe informa aos moradores as medidas sociais aplicadas pela Prefeitura e em dois dias realiza cadastros e diagnostica casos emergenciais, como por exemplo, fome e desnutrição, utilizando as estruturas das Associações de Bairros.

O resultado positivo da nova medida já aparece no primeiro local onde ela foi aplicada. É o caso dos novos cadastros no Programa Renda Cidadã e Bolsa Família provenientes da Favela do Inferninho, que somaram 148 famílias.

Cada família tem atendimento focado em sua necessidade e os cadastros vão desde casos de emergência. Alguns casos são encaminhados ao Banco Municipal de Alimentos e há muitas solicitações de primeira e segunda vias de RG e Carteira de Trabalho.

As informações coletadas através dos cadastros são utilizadas posteriormente para que os postos de atendimentos do CRAS criem perfis de atuação de acordo com as necessidades dos bairros em que se situam e desenvolvam atividades baseados no conceito de eqüidade.

Na semana de 22 a 25 de abril, foram visitados pelo CRAS Itinerante os seguintes bairros: Jd. Santo Antônio, atendido pelo CRAS Centro e o Jd. Presidente Keneddy, atendido pelo CRAS Dom José. 

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: