“Que chique, gente!”, disse em voz alta uma menina moradora da comunidade assim que entrou em uma das salas da Escola Municipal Estela, no sábado (20). O antigo prédio da rua Córsega nº 119, no Jardim Estela, foi demolido, dando lugar a um espaço completamente reformulado, garantindo conforto e atendimento digno às crianças de 0 a 5 anos na educação infantil. “Eu lutei muito para este dia chegar”, disse Fany Francisca do Nascimento, moradora do Jardim Santa Tereza há 37 anos, atualmente presidente do Conselho de Escola e delegada do Orçamento Participativo da sua região. Bastante emocionada, a secretária de Educação Rosimary Mendes de Matos lembrou que participou da demolição do antigo “barraquinho” e não conteve as lágrimas.
Segundo o prefeito Prefeito, o sonho e a vontade do governo municipal é fazer a mesma transformação na escola ao lado da E.M. Estela. “Não queremos construir de qualquer jeito. Nossa obrigação é fazer somente coisas boas para as crianças da nossa cidade”, afirmou o prefeito que também declarou que “Embu caminhou bastante e que nós todos estamos vivendo uma ‘feliz cidade’”.
A escola foi construída dentro de um novo conceito. Ao invés de muro, foram utilizadas grades. “Nós vamos dar essa cara a todas as escolas de Embu, diminuindo o muro e construindo as próximas neste formato. A comunidade não pode cuidar daquilo que ela não consegue ver”, declarou o prefeito eleito Prefeito, que fez questão de ressaltar as importantes inaugurações realizadas pelo prefeito Prefeito nos últimos dois meses (Unidade de Saúde Especializada do Jardim Independência, Ginásio Poliesportivo do Jardim Dom José, Centro de Atenção à Saúde da Família Nossa Senhora de Fátima e a Escola Municipal Estela) e garantiu que continuará no mesmo ritmo a partir de 1º de janeiro de 2009.
Construída em parceria com a iniciativa privada, a Escola Municipal Estela conta com seis salas de atendimento, incluindo dois berçários, parque infantil, além de fraldário, ampla cozinha, refeitório, vestiários e salas de saúde, diretoria, reunião, entre outras. As salas são integradas e possuem janelas mais baixas para aproveitar a iluminação natural. Ana Araújo, moradora de Embu há 33 anos e profissional da Educação há 13, sendo dez anos dedicados à Educação de Embu, é a nova diretora da unidade, que recebeu a benção do padre Pier Giorgio Bellucco, da Paróquia Santa Tereza de Jesus e São João da Cruz.
A Banda Municipal de Embu abrilhantou a cerimônia, bem como a equipe de Recreação que distribuiu esculturas de bexiga para as crianças, que também ganharam pipoca e algodão doce. Participaram da inauguração os secretários Helton Rodrigues (Obras), Paulo Giannini (Governo), Milton Oliveira de Jesus (Serviços Urbanos e Limpeza Pública), João Ramos (Meio Ambiente) e Ronaldo da Silva (chefe de Gabinete). Os vereadores Gilvan de França (presidente da Câmara, reeleito), Maria das Graças, Nelson José Pedroso e Manoel Raymundo, os eleitos Maria Cleuza Gomes (Ná), João Leite e Aparecido Dias (Didi), além de profissionais da Prefeitura de Embu, em especial da Secretaria de Educação, e moradores.
Prefeito inaugura CASF e Escola no mesmo dia