Políticas para a juventude ganham novo impulso

30/01/2009 - 0:00
Políticas para a juventude ganham novo impulso
Acessibilidade

Agir, participar e construir já o futuro desejado são resumidamente algumas das principais reivindicações da juventude de Embu, apresentadas no sábado (24/1) numa reunião no Centro de Referência da Juventude (CRJ) que marcou a entrega do relatório final da Conferência Municipal da Juventude ao prefeito Prefeito e ao secretário de Cidadania e Assistência Social, Pedro Pontual. Ao recebê-lo, o prefeito e o secretário assumiram o compromisso de dar um parecer a respeito do documento na próxima reunião do CRJ que acontece sempre no último sábado de cada mês.

O órgão municipal voltado à juventude foi a primeira assessoria criada no início do governo Prefeito, lembrou o atual prefeito Prefeito. Porém, disse ele, “tomamos a decisão de que não bastava ter uma assessoria, mas sim um CRJ. Para termos um espaço para as várias juventudes o primeiro passo é o poder público e a sociedade assumirem que temos várias maneiras de ser jovem”, completou.

O papel da juventude como protagonista na construção de políticas públicas adequadas à sua demanda foi observado pelo novo secretário de Cidadania. Segundo Pontual, a juventude deve ser vista como sujeito de direitos, ao contrário da visão apresentada de modo geral pelos meios de comunicação, que a colocam como perturbadora da ordem.
Como parte das ações que o governo municipal adotará nos próximos quatro anos para esse segmento, Prefeito destacou a construção de Centros Culturais Regionais que contenham mini-auditório, oficinas de artes plásticas, cênicas, musicais, dentre outras atividades. “Vamos criar um cardápio cultural e uma agenda cultural bimestral que será distribuída casa a casa”, assegurou.

No encontro que marcou a retomada do Fórum Municipal da Juventude, foram apresentados os projetos selecionados no ProJovem Municipal, Programa de Incentivo ao Protagonismo Juvenil. O projeto Artear, orçado em R$ 8.853,38, coordenado por Osmar Borges da Comunidade Anawins (“Pobres de Javé” em hebraico), ligado à Pastoral da Juventude de Embu, foi o contemplado em 2008 e já está em andamento. O projeto consiste em oferecer aos jovens de 14 a 29 anos, oficinas de violão, bateria, percussão, desenho, dança teatro e orientação profissional com duração de seis meses. Além deste, foram selecionados Arte Cor-Ação, Nosso Pump, H2O, Arte Vivida, Fusão Cultural e Orquestra Jovem.

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: