Em um jogo emocionante e disputado, a equipe do Tsunami, do Jardim Santa Luzia, sagrou-se campeã da série B do Futgranja no domingo, 24/5, ao vencer por 3 a 2, nos pênaltis, o Mais Um Amigo após empate 3 a 3 no tempo normal. Os dois times foram promovidos para a série A, que começa no próximo domingo.
Os gols do Tsunami foram marcados por Fa, duas vezes, e Gustavo. Juliano, duas vezes, e Tuca, fizeram os gols do time Mais Um Amigo. O artilheiro da competição foi Alvino, do Legacy, com 12 gols. Depois da partida, jogadores, amigos e familiares fizeram um churrasco para comemorar mais um ano da realização do Futgranja. “Aqui, o que menos importa é a habilidade do jogador, o mais importante é que ele se divirta e passe um dia agradável”, disse Jomar Silva dos Santos criador do Futgranja.
Entrevista Cristiano Silva – Primeiro campeão do Futgranja
O Futgranja foi criado em 1998 pelo morador do Jardim Santa Luzia Jomar Silva dos Santos. O projeto surgiu diante da necessidade de promover alguma atividade para os moradores, pois na região não há áreas de esporte e lazer e esta foi uma alternativa encontrada para descontrair a comunidade do bairro.
O campeonato leva este nome porque na época o campo ficava atrás de uma granja, daí o nome da competição. Somente participam do campeonato os moradores do bairro ou quem já viveu no local por algum tempo.
Atualmente, o Futgranja conta com 288 jogadores e 24 times, divididos em duas divisões, série A e B. Um diferencial deste campeonato é que ele tem um trabalho voltado para o social. Para participar, cada equipe deve fazer a doação de uma cesta básica que é revertida para a creche do Jardim Santa Luzia.
O clima de harmonia e descontração predomina no Futgranja, tanto que segundo os participantes, até hoje nunca houve uma briga, apenas discussões normais de jogo.
Os moradores e participantes do campeonato fazem uma reivindicação a Prefeitura: pedem a construção de uma área de esporte e lazer ou algum núcleo esportivo para atender a comunidade do bairro que não possui nenhuma opção de atividade nas horas vagas.