Profissionais do Centro de Referência do Idoso receberão curso sobre gerontologia

Profissionais do Centro de Referência do Idoso receberão curso sobre gerontologia
Acessibilidade

A Secretaria de Participação Cidadã promoverá aos profissionais do Centro de Referência do Idoso (CRI) e aos membros do Conselho Municipal do Idoso, um curso cujo tema é Envelhecimento: fundamentos em gerontologia e políticas públicas para práticas sociais, ministrado pelo Instituto Sedes Sapientiae.

O objetivo do curso é  capacitar os participantes, oferecendo subsídios teóricos em gerontologia – ciência que estuda o processo do envelhecimento -, visando uma atuação mais propositiva junto aos idosos. Além disso, eles serão estimulados a desenvolver um pensamento crítico e reflexivo sobre as concepções de velhice. Todas as atividades serão focadas nas atividades desempenhadas no município voltadas para a 3ª idade.

O curso acontecerá  às sextas-feiras, das 13 às 16 horas, e tem carga horária total de 60 horas.

Outros cursos

Outros três cursos promovidos pela secretaria estão em andamento. O primeiro é o de Formação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), iniciado no dia 15 de outubro, com duas turmas, totalizando 50 pessoas. A atividade é coordenada pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e tem como público alvo funcionários da Prefeitura, com o objetivo de preparará-los para atender pessoas com deficiência.

O segundo aborda a temática do Controle Social e Orçamento Público, destinado aos conselheiros municipais e representantes das treze regiões do Orçamento Participativo (OP). A intenção é fortalecer os Conselhos e o OP para que sejam capazes de cumprir a função de acompanhar e fiscalizar o orçamento público. Os encontros ocorrem às terças-feiras e são quinzenais. As aulas tiveram início em outubro e se encerram no final de março de 2010.

Também está em andamento o curso Fortalecimento de Rede de Abrigos do Município de Embu, que visa contribuir para o fortalecimento da gestão da rede de abrigos – instituições apoiadas ou conveniadas pela Prefeitura – sediada na cidade. Participam das aulas servidores municipais, funcionários dos três abrigos conveniados com a Prefeitura, conselheiros tutelares e servidores do Fórum de Justiça de Embu. O curso começou em agosto e é ministrado pelo Instituto Sedes Sapientiae, em parceria com a Secretaria de Participação Cidadã.

----
Compartilhe nas redes sociais