No sábado, 10/4, a Secretaria de Cultura realizou a aula inaugural dos Núcleos de Cultura. Elas ocorreram nos centros culturais Mestre Assis do Embu e Professora Valdelice Aparecida Medeiros Prass.
Primeiramente, o público presente pôde conferir as apresentações culturais do quarteto de metais de Embu das Artes, de tango e de um grupo indígena de Pernambuco, que ao final do espetáculo disse: “Viemos aqui trazer boas energias da natureza para vocês”.
“As atividades culturais são importantes, pois não tem como pensar o ser humano sem essa dimensão cultural em sua vida. Quando eu criei a secretaria foi justamente para ampliar o número de vagas na nossa cidade” – disse o prefeito Prefeito. “Nós esperamos que esse projeto forme novos artistas na nossa cidade e promova o acesso à cultura para todos que se interessarem por ela. Os Núcleos de Cultura estão presentes em 18 das 20 regiões de Embu e queremos consolidar a cidade como polo gerador de arte e cultura” – falou o secretário de Cultura, Paulo Oliveira. Para o presidente do recém-criado Conselho Municipal de Cultura, Renato Gonda, com a criação desse órgão, o Governo Municipal está incentivando a participação da sociedade civil nas atividades governamentais, levando-a a discutir propostas e colaborar nas decisões. O presidente da Câmara Municipal, Silvino Bomfim, também compareceu ao evento.
Os Núcleos de Cultura de Embu das Artes oferecem 3.200 vagas, em 23 cursos (dança, teatro, fotografia, música, entre outros), de abril a dezembro, com 119 turmas e carga horária de oito horas semanais. Com a implantação em breve dos oito Pontos de Cultura no município, a população terá ainda mais acesso à cultura.
“O que eu espero passar para os meus alunos é criatividade, estimulá-los a fazer uma leitura do mundo e saber interpretar as diversas situações” – Tânia Rocha, professora do curso de teatro.
“Eu não vejo a hora de começar as aulas, pois não vivo sem meus alunos e na sala de aula é onde eu me sinto feliz. Espero transmitir para eles as técnicas do Jazz” – Carla de Fátima Magalhães, professora de dança Jazz.
“Vou mostrar para os alunos a técnica do balé clássico e a movimentação para que eles possam utilizar isso futuramente como profissionais” – Tiago de Jesus da Silva, professor de balé.