Evento de grande representatividade no circuito cultural brasileiro por décadas, retoma o posto como “Anuário Embu das Artes – 27º Salão de Artes de Plásticas”. Correspondendo ao anseio dos artistas locais, o governo da cidade reconhece que se trata de uma das mais importantes ações culturais e promove o retorno do Salão ao calendário oficial, após um intervalo de 12 anos, para reunir a diversidade de talentos no cenário de Embu das Artes.
Como acontece desde as primeiras edições, o Salão será em setembro, determinado a retornar com toda a intensidade. Alguns dos artistas que participaram das origens do Salão uniram experiências numa comissão com técnicos que assumiram a proposta de recuperar o caráter mais autêntico das grandes edições do anos 1960. Diante do desafio, o governo municipal, por meio da Secretaria de Cultura, está preparando desde a estrutura física para receber as obras, com a reforma do Centro Cultural Mestre Assis do Embu, até a escolha de jurados.
Ainda seguindo os critérios tradicionais, a premiação vai contemplar as modalidades Escultura, Pintura, Desenho e gravura, Outras linguagens (vídeo-arte, fotografia, instalações, performances, arte conceitual), tendo como diferencial a oferta de bolsas-residência para três artistas para desenvolverem projetos e troca de experiências. Três especialistas vão avaliar a melhor obra que receberá o prêmio “Embu das Artes”, no valor de R$ 20 mil. Oscar D’Ambrósio, jornalista e crítico pela Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA), já é presença confirmada. “Artistas de todo o Brasil poderão submeter seus trabalhos a profissionais que projetam a arte para as grandes galerias”, comenta Paulo Oliveira, Secretário de Cultura. No total, serão treze prêmios, estendendo-se aos três primeiros colocados de cada categoria.
Satisfeitos com a iniciativa, integram a comissão os artistas plásticos de Embu Gaíga, Renato Gonda, Raquel Galena, Z’Figueiredo, Wanderley Ciuffi, Raquel Trindade, Álvaro Franklin, Tônia do Embu. Já os técnicos da administração Paulo Oliveira, Paulo Dud, Erismar Silva, Euler Santos e Rita de Biaggio estão empenhados na realização do evento. Ao instituir a Secretaria de Cultura, o governo municipal implementa importantes ações para perpetuar a identidade artística da cidade e intensificar a proposta de inclusão cultural.
Os artistas interessados devem fazer inscrições entre 21 de junho e 5 de agosto. No dia 10 de setembro haverá a abertura oficial da exposição que fica até 21 de novembro. C