Vigilância em saúde faz ações de combate a dengue

29/04/2010 - 0:00
Vigilância em saúde faz ações de combate a dengue
Acessibilidade

Em virtude do aumento no número de casos de dengue no município, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, realizou na última quinta-feira (22) nebulização de inseticida no bairro Jd. São Luiz. A ação, segundo o veterinário Marcelo Monteiro Pinto, visa eliminar os mosquitos na fase adulta, portanto, não acaba com os criadouros. O veneno tem duração de 30 minutos e a nebulização é feita nos locais onde foram registrados casos da doença.

Até agora já foram realizadas ações nos bairros: Santo Eduardo, Santa Emília, Jd. Ângela. As próximas ocorrerão no Valo Verde, Irapiranga, Jd. Sta Tereza e Emílio Carlos. “É muito importante receber os agentes do Programa de Controle da Dengue e permitir a inspeção no interior das casas, pois são nesses ambientes que concentram 80% dos focos dos mosquitos”, alerta Marcelo Monteiro Pinto.

O número de casos de dengue registrados em Embu aumentou, agora são 13 casos confirmados, sendo nove autóctones – contraídos dentro do município – e os outros quatro contraídos em outras localidades como Minas Gerais, Rio de Janeiro e taboão da Serra. A Vigilância em Saúde prevê que os casos vão aumentar em maio, pois com o calor, os mosquitos se reproduzem mais, aumentando o risco de disseminação da dengue.

Além da nebulização, a Vigilância em Saúde faz constantemente ações de orientação e sensibilização da população para combater os focos do mosquito, distribuição de saquinhos com terra para serem colocados em pratinhos de vasos para não acumular água.

Então fica o alerta. Manter a caixa d’água bem tampada; as garrafas, baldes ou recipientes devem ficar com as bocas viradas para baixo, colocar terra nos pratinhos de vasos para não acumular água. As águas das piscinas devem ser tratadas mesmo quando não estão em uso.

----
Compartilhe nas redes sociais