Começaram umas das reuniões mais democráticas do país: as Plenárias Deliberativas do Orçamento Participativo (OP), um momento onde a comunidade toma conhecimento do que está sendo feito em sua região, conhece o Plano de Investimento de 2010, elege novos representantes e vota novas demandas necessárias para seus bairros. As primeiras regiões a realizarem as plenárias foram a 1 (Jardins Vazame, Valo Verde e Jurema) e 2 (Jardins Santo Eduardo, Dom José e Taima). As reuniões ocorreram nos dias 27 e 29 de abril, respectivamente.
Inicialmente aconteceram apresentações culturais dos alunos das Escolas Municipais (capoeira) e da EJA (leitura de poesia). A população também pode conhecer melhor quais as intervenções que a Prefeitura de Embu das Artes está realizando em cada região. Depois, a população pôde se manifestar e fazer questionamentos ao prefeito Prefeito, ao vice-prefeito Nataniel Carvalho (Natinha) e seu secretariado, votou nas principais demandas da região e elegeu novos representantes do OP.
Os assuntos mais discutidos e questionados pelos moradores da região do Jardim Vazame foram a necessidade de uma área de lazer e espaço cultural, uma academia pública, mais segurança – pois estão acontecendo muitos delitos nos bairros – cobertura para os pontos de ônibus e o aumento na frota de transporte municipal.
Com relação às áreas de lazer e ao espaço cultural, o prefeito disse que vai incluir no projeto de urbanização do Jardim Valo Verde as duas obras. De acordo com Prefeito, há 15 dias ocorreu uma reunião com o alto comando das Polícias Militar e Civil, na qual ele solicitou mais blitz e policiamento e a elaboração de um mapa da cidade verificando quais os locais que acontecem mais delitos. As coberturas dos pontos de ônibus serão colocadas em todas as avenidas principais até o final do ano. Com relação ao transporte municipal, o prefeito anunciou que a prefeitura está propondo aos permissionários que troquem seus veículos para microônibus, pois eles são maiores e proporcionam maior conforto aos usuários.
Entre os principais assuntos levantados a população do Jardim Santo Eduardo e entorno questionou como ficará a situação das barracas localizadas nas calçadas da rua Lorena, próximas a Escola Municipal Pau-Brasil, a falta de remédios na rede municipal de saúde, a falta de iluminação em ruas e vielas e a construção de uma nova creche no Jardim Santo Eduardo.
O vice-prefeito Natinha respondeu que as barracas terão que ser removidas, porém a Prefeitura já está procurando espaços para alocar essas pessoas e quando estiver definida a situação irá avisar os donos das barracas. A falta de iluminação pública será resolvida, de acordo com o vice-prefeito, pois foi realizada uma licitação para a contratação de uma empresa que fará a manutenção da iluminação pública da cidade, e ela terá que cumprir a ordem de serviço em até 24 horas, caso contrário será multada.
A secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie, respondeu que a falta de medicamentos ocorreu porque a Secretaria Estadual de Saúde ficou três meses sem enviar remédios para a cidade, pois é de responsabilidade do órgão estadual enviar medicamentos para os municípios. Para sanar parcialmente a situação, a Prefeitura teve que investir 33% a mais do seu orçamento para compra dos remédios e somente nessa semana a secretaria estadual enviou os medicamentos. Com relação a vagas na creche, a Prefeitura está construindo uma creche do Jardim Santo Eduardo, ampliando o número de vagas na região.
04/05 – 19h – região 5 (Centro) – Centro Cultural Mestre Assis do Embu
06/05 – 19h – região 16 (Tomé) – Escola Municipal Mauro Ferreira
08/05 – 16h – região 6 (Vista Alegre) – Escola Municipal Janaina Agostinho Oliveira
11/05 – 19h – região 19 (Pirajuçara) – Centro Cultural Valdelice Prass
13/05 – 19h – região 14 (Santa Clara) – Escola Municipal Irmã Maria Iluminata
15/05 – 16h – região 10 (Casa Branca) – Escola Municipal Inês Cardoso da Silva
18/05 – 19h – região 11 (Santa Tereza) – Escola Municipal Jornalista José Ramos
20/05 – 19h – região 17 (Oliveiras) – Creche Betel
22/05 – 16h – região 3 (São Marcos) – Escola Municipal Elza Marreiro Medina
25/05 – 19h – região 8 (Santa Emília) – Escola Municipal Professor Paulo Freire
27/05 – 19h – região 18 (Castilho) – Escola Municipal Jatobá
29/05 – 16h – região 7 (Pinheirinho) – Escola Municipal Jequitibá
01/06 – 19h – Região 12 (Magali) – Escola Municipal Magali
08/06 – 19h – região 13 (Ressaca) – Escola Municipal Elydia Scopel Cremonezzi
10/06 – 19h – região 9 (Itatuba) – Escola Municipal Mikio Umeda
12/06 – 16h – região 15 (Engenho Velho) – Escola Municipal Iodoque Rosa
15/06 – 19h – região 4 (Fátima) – Escola Municipal Reynaldo Ramos da Gama
19/06 – 16h – região 20 (Ângela/Batista) – Escola Estadual Jardim da Luz
Mais informações, ligue na Secretaria de Participação Cidadã no telefone 4785-3591