O Corinthians Steamrollers venceu o Itatiba Priests por 28 a 0 em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Paulista de Futebol Americano. O jogo aconteceu no sábado, 8/5, no Estádio Municipal Hermínio Espósito. Foi a primeira vez na história de Embu das Artes que ocorreu uma partida profissional desse esporte.
A forte chuva que caiu no Hermínio Espósito não impediu as duas equipes de fazer uma partida bem disputada. No primeiro tempo, o Itatiba conseguiu se defender e conteve o ímpeto dos Steamrollers, porém com o passar do tempo o Corinthians passou a dominar o jogo e chegou ao placar elástico de 28 a 0.
O Corinthians Steamrollers volta a jogar em Embu das Artes no dia 5 de junho, contra o São Paulo Storm, às 14h, também no Estádio Municipal Hermínio Espósito. A entrada é gratuita.
Para Diogo Felipe Augusto, running back – responsável por correr com a bola, receber passes e fazer pontos – do Itatiba Priests, o futebol americano é um jogo muito técnico. “Eu avalio o futebol americano como um jogo de raciocínio e de inteligência, onde são utilizadas muitas técnicas” – disse Diogo, que se interessou pelo esporte após observar seus amigos jogando.
Jeferson Almeida, running back do Corinthians há 2 anos, seguiu a mesma linha do seu colega do Priests. “É um dos melhores esportes do mundo. A prática dele depende também da participação dos companheiros de equipe. Ele é um esporte de contato, então você corre o risco de se machucar, como em qualquer outro”.
O esporte em São Paulo
Segundo o presidente da Liga Paulista de Futebol Americano (LPFA), Daniel Miura, a liga existe há nove anos e possui 32 equipes. Atualmente, conta com cerca de dois mil atletas. Desse número total de equipes, apenas sete possuem equipamentos profissionais, pois eles são importados e muito caro, custando em média R$ 1.200 por jogador – cada clube possui cerca de 60 jogadores e para comprar equipamento para um time todo custa cerca de 72 mil reais. As 25 equipes restantes jogam o esporte na categoria flag, onde algumas jogadas são excluídas para proteger a integridade física dos atletas e para que seja possível jogar.
Suze Nomura, diretora do Corinthians Steamrollers, há dois anos, é responsável pela organização, eventos e patrocínios do clube. Ela acredita que o esporte está evoluindo no Brasil. “Nós estamos percebendo que nos últimos anos o futebol americano vem crescendo no Brasil, mas ele pode crescer muito mais” – disse ela.