Conselho de Educação realiza 1º Fórum de Educação Infantil

10/11/2011 - 0:00
Conselho de Educação realiza 1º Fórum de Educação Infantil
Acessibilidade

O Conselho Municipal de Educação de Embu das Artes realizou seu primeiro Fórum ampliado, no Centro Cultural Valdelice, dia 26/10, com uma conferência sobre Educação Infantil da pedagoga Regina Shudo, pesquisadora especialista na área, com a presença de mais de 300 diretores de escolas, professores e pais de alunos. A pedagoga demonstrou porque o investimento na educação infantil é essencial para o desenvolvimento sóciocultural e econômico do município. Além dos integrantes do Conselho, participaram representantes de outros conselhos, como a professora Marcia Dantas, do Conselho de Alimentação Escolar, e Ediginalva Dantas, presidente do Conselho Municipal de Saúde, além de Newton Bispo (representando a Câmara Municipal) e da Secretária Adjunta, professora Alda Rebelo, representando a Secretária Municipal de Educação, Rosimary Mendes de Matos.

A presidente do Conselho, Lídia Balsi Machado, disse que o objetivo é fortalecer a necessidade de melhorar a educação infantil e que hoje já existem professores universitários “se rendendo” à educação infantil. Disse que a dinâmica de trabalho no Conselho é por “gestão compartilhada”, em equipe, e que esse “… É o grande diferencial do nosso Conselho, em defesa da educação pública de qualidade, socialmente referenciada, também preconizada pela Secretaria Municipal de Educação, em consonância com o Governo Municipal de oportunidade para todos.”

Uma das conselheiras, Renata Woyakoski, diretora da Escola Municipal José Arnaldo Melone, disse que era uma tarde muito especial pois “foi a primeira vez que, dentro do Conselho, nós conseguimos trazer um tema que eu levo como bandeira e que a gente acredita que seja a base da educação , que é a educação infantil”. Além dela, vários outros integrantes do Conselho expressaram a satisfação de realizar essa conferência. Segundo a presidente Lídia, a conferência de Regina Shudo é um marco na história do Conselho: " um novo momento”: “Nessa marca do Conselho, realizamos o primeiro Fórum, na intenção de que hajam muitos outros discutindo temáticas tão importantes quanto esta, como sobre modalidade de ensino, currículo e de educação de uma forma geral”.

Educação Infantil para o Desenvolvimento

A pedagoga Regina Shudo (www.reginashudo.com) defendeu o investimento na educação infantil como uma forma básica para atingir o desenvolvimento econômico. Partiu de sua pesquisa com os “sonhos” dos alunos das escolas mais pobres do país, Shudo diz que são os sonhos os grandes motivadores e mobilizadores das pessoas para lutarem pela melhoria da qualidade de vida e serem empreendedores. “Nessas escolas, o sonho dos alunos era um prato de comida, um par de sapatos, uma bola… Ou seja, nosso sonho é do tamanho da nossa realidade sociocultural. Se você dar melhores condições, eles vão querer mais. É por isso que eu trabalho e todos devemos trabalhar. Para que as próximas gerações tenham um sonho melhor”.

Regina disse que, para melhorar a educação em geral, o primeiro investimento tem que ser na educação infantil: “Investir na educação infantil é a possibilidade de sucesso escolar das próximas gerações… Enquanto não melhorarmos o nível de leitura no nosso país, nós não vamos melhorar nossa condição sócio-econômica. Os países que lêem mais, produzem mais conhecimento, mais cultura, são economicamente mais desenvolvidos. E não adianta ler e não entender e interpretar o que está escrito.”

Disse também que, para melhorar a educação e a inclusão social , só mesmo “investindo em gente”, melhorando a qualidade do ambiente e das pessoas com quem a criança se relaciona e também a própria gestão escolar. “O bom gestor é aquele que, primeiro, tenha o compromisso social com a qualidade da escola e com a sociedade. Segundo, que tenha responsabilidade com a Educação. E também que ter coragem, conhecimento , ser empreendedor e ter ética”.

Outra questão urgente é a ampliação do acesso das crianças na educação infantil que hoje é o maior esforço do Governo Federal, porque foi há muito pouco tempo que a educação infantil saiu das entidades assistencialistas para a educação estatal. Segundo Regina, como Embu das Artes atende 70% das crianças de 4 a 5 anos, a cidade está bem acima da média nacional que é de 40%: “Só que não dá pra educar não tendo nada pra oferecer. Mais da metade dos professores da educação infantil do país não tem curso superior!”. Por isso ela defendeu a urgência na formação e qualificação dos professores que já estão atuando.

Especialista em educação infantil, com mais de 30 anos de experiência, Regina Shudo usou de instrumentos específicos da educação infantil em sua palestra para professores. Contou uma história “Gente que mora dentro da gente”, ensinou a fazer um origami e cantou músicas com os presentes. Ela também explicou e deu aula sobre as etapas da concepção construtivista de educação: De que o conhecimento só se constrói e se fixa, a partir das indagações e das sensações da criança, prosseguindo quando ela percebe, se relaciona, e compreende os problemas que enfrenta e por fim os define. E o quanto a emoção é fundamental nesse processo, até à etapa da “transformação” que sempre é o objetivo final dos PPP – Projetos político- pedagógicos das escolas.

Ouça a integra da palestra aqui: https://docs.google.com/leaf?id=0By9vYfteC7MzZTRlNzIxZWUtMzlkZS00ZGJhLWJlNmQtYTQ0YjIzOTQ1ODhk&hl=pt_BR

Conselho apresenta Coreografia ecológica

Antes da reunião e conferência, houve uma apresentação de boi bumbá de um grupo de estudantes da Escola Municipal Elza Marreiro Medina da musica “Brincar de Boi” do grupo Garantido de Parintins, com coreografia da professora Maria Zoé (ver fotos) que arrancou aplausos de pé de toda a platéia.

----
Compartilhe nas redes sociais