O Evento “Loucos por Vinil Fair” – Encontro de Colecionadores de Discos de Embu das Artes chega a sua décima primeira edição neste mês de abril, e se tornou uma referência para os amantes da música em todo o País, em especial para aqueles que colecionam LPs raros em vinil e outros registros históricos sobre o tema.
Nos últimos anos, Embu das Artes consolidou a iniciativa através de uma divulgação que ultrapassou em muito os limites do município. O evento, desde a sua primeira edição, realizada em 2001, por iniciativa do artista plástico Paulo Dud, vem recebendo citações e reportagens em grandes veículos de mídia, como o jornal O Estado de São Paulo, o noticiário eletrônico ‘Jornal Hoje’ da TV Globo e o programa Metrópolis da TV Cultura, além da ampla inserção nos jornais e informativos regionais.
Com tudo isso o evento “Loucos do Vinil Fair” tornou-se um marco para a discografia e para a memória da música em vinil que, ao contrário do que se imagina, não para de ganhar fãs e hoje provoca uma reação no próprio segmento discográfico em escala industrial, para felicidade dos aficionados. O “Loucos por Vinil Fair” sem dúvida mantém viva essa paixão.
Para 2013, o evento “Loucos por Vinil Fair” homenageia o Blues e seu significado, uma referência a um estado de espírito. Costumava-se dizer que os negros do sul dos EUA cantavam este tipo de música como uma forma de se verem livres da tristeza (blues). O Blues nasceu como a voz dos escravos dos campos de algodão dos sul dos Estados Unidos. Eles cantavam durante o trabalho nas plantações para aliviar a dureza do trabalho. O Blues é também o lamento do andarilho das estradas, o mesmo que chegou até as cidades, adotou o microfone e a guitarra elétrica, além de outros tradicionais instrumentos de sopro e de corda.
O evento “Loucos por Vinil Fair” em sua décima primeira edição vem trazer a nostalgia dessa antiga história vivida por uma população afro-americana, mas que guarda fortes semelhanças como o Brasil. A resistência negra através da arte é também uma marca do movimento artístico da Feira de Artesanato de Embu das Artes, onde tivemos artistas como Antenor Carlos Vaz, Solano Trindade e Mestres Gama e Assis do Embu, que consagravam o talento cultural da cidade, em suas raízes afrodescendentes. Essa Atmosfera artística atraiu nos anos 1960 diversos artistas e Hippies que buscavam inspiração dos Mestres e suas raízes culturais e musicais.
O “Loucos por Vinil Fair” de Embu das Artes será realizado a partir da sexta-feira, 12 de abril, estendendo-se até o domingo, 14. Acompanhe a programação e não perca esta oportunidade de ouvir boa música, trocar, comprar e vender discos, CDs, livros e objetos relacionados ao tema, fazer novos ou rever velhos amigos e trocar experiências e informações que fazem reviver os bons tempos.
AGENDA DO EVENTO 11º LOUCOS POR VINIL FAIR
De 12 a 14 de abril de 2013 (sexta a domingo)
Centro Cultural Mestre Assis, no Largo 21 de Abril, 29 – Centro de Embu das Artes
PROGRAMAÇÃO:
Sexta-feira: 12/4
19h00 – Abertura da Exposição de Arte em Vinil/Show
20h00 – Filme: “Durval Discos”. Direção: Anna Muylaert (2002)
Sábado: 13/4
9h00 às 21h00 – Feira de troca, compra e venda de LPs, Livros, CDs e itens relacionados ao tema/Discotecagem com Djs
15h00 – Emblues
17h00 – Vajman & Battello
19h00 – Pete Hassle & Screw’d Blues Band (Inglaterra)
Domingo: 14/4
9h00 às 21h00 – Feira de troca, compra e venda de LPs, Livros, CDs e itens relacionados ao tema/Discotecagem com Djs
15h00 – 6467 Blues
17h00 – Zona Blues
19h00 – Dany Vincent Band (Argentina)
Secretaria Municipal de Cultura