Uma Noite com Frida kahlo atraiu para o Centro Cultural Mestre Assis, em Embu das Artes, cerca de 300 pessoas, entre artistas plásticos, artesãos, grafiteiros, professores, estudantes, autoridades municipais, incluindo o secretário de Cultura, Alan Ricardo Martins Leão, e quem mais passou por lá. Isso porque, no espaço, com três salas e um auditório, foram realizados no sábado, 13/7, vários eventos. E o objetivo do projeto de “intervir no imaginário e criar a atmosfera de que Frida está presente em cada manifestação artística” se concretizou plenamente.
No Frida Kahlo, feito no dia da morte de Frida (6/7/1907 – 13/7/1954), houve clima de magia, ao som de Mariates Sol de América, com repertório de músicas mexicanas e latinas, e a apresentação de uma peça teatral de curta duração sobre a vida da artista mexicana, por Jéssica Andrade e Khadyg Fares, organizadores do projeto, realizado com apoio da Estância Turística de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do Consulado Mexicano.
Os artistas da cidade que participaram do tributo a Frida mostraram obras inspiradas, a exemplo de Mônica Alvarenga. “Adoro Frida, sei tudo sobre ela”, diz, diante do quadro que pintou para a exposição. A artesã Lindaurea produziu “Flores e Frida” no tecido, enquanto as pintoras Silvia Maia e Denise Halász produziram autorretratos de Frida envolvida por delicadas flores. Os grafiteiros Alemão (Luiz Henrique) e Camomila (Giovana), 19 anos, criaram a instalação com Frida saindo do quadro com o carimbo da caveira, a marca da dupla.
O trabalho de Frida e dos artistas participantes foram admirados por pessoas como Rossana Ugarte e o marido Carlos Lopes. Eles estavam acompanhados de duas alunas de dança da professora chilena Rossana e se surpreenderam com a exposição e o grande movimento do centro cultural. “Eu sempre venho aqui e hoje está especial”. O movimento também chamou a atenção de jovens estudantes que folearam cuidadosamente os livros com história e arte de Frida, que faziam parte da mostra.
O
tributo a Frida Kahlo foi realizado com participação dos artistas: Fernando
Farias (ator, profissional do audiovisual), Danielle Corrêa dos Santos (atriz),
Giovanna Campagnholi Nogueira, Linda Jade Sá Freitas, Renato Martineli, Luiz
Henrique, Shila Joaquim, Denise Halász, Cristiane Abreu (atriz do coletivo
ambulante), Bruna Maleski (atriz do coletivo ambulante), Fabiane Salume, Ananda
Dhara Lucarelli (fotografia e produção), Rebecca Seiko (fotografia e produção),
Alexandre Venturelli Cavalheiro (produção), Magda Ap. de Souza Andrade
(produção). Contou com apoio de Mundo Mundano e Bar Buenos Aires Restaurante.
Realização: JK produção cultural. A exposição ficou aberta até o domingo e foi vista por
mil pessoas.