Embu das Artes comemora volta da música à escola

07/08/2013 - 0:00
Embu das Artes comemora volta da música à escola
Acessibilidade

O lançamento do projeto Musicalização na Educação Infantil – Palavra Cantada, em 5/8, foi festejado pelas 300 pessoas que lotaram o teatro da EM Valdelice Prass, no Parque Pirajuçara. Na abertura, a secretária municipal de Educação, Lúcia Helena Couto, destacou a importância do projeto, que “valoriza a música como motivação na educação”. Destacou a importância de se trabalhar com música e disse que o projeto é iniciado pela educação infantil porque nesse período as crianças estão abertas às vivências, às brincadeiras, à música.

Exercícios musicais simples foram feitos por Gabriel Levi, que criou o Palavra Cantada, com a professora Berenice Belarmino, e falou sobre o projeto e sua aplicação. Na plateia, professores, pais e muitas crianças participaram de brincadeiras, batendo palmas, sob o comando do professor Beleléu. O clima ficou ainda mais animado com a entrada em cena dos brincantes Daniel, Júlia, Mateus e Cris, cantando e tocando caxixi (instrumento africano), pipá (instrumento de corda chinês), tamborim e alfaia.

Feliz retorno


O Palavra Cantada atingirá 11 mil crianças, de até 5 anos de idade, de escolas municipais e creches conveniadas. “Nossa vida está rodeada de música todo o tempo. A gente passa um dia sem fazer uma compra, mas não sem ouvir  música. É uma vergonha a música ficar fora da escola por 30 anos no Brasil, que exporta boa música. Oficialmente, é uma volta da música à escola, depois de 30 anos”, declarou Gabriel.

E acrescentou: “Já parou para pensar o quanto a música está presente na vida da gente. A pessoa acorda, liga o rádio, sai com ipod, ouve música ambiente no trabalho, no restaurante, na novela. Como pode a gente excluir a matéria, que passa 24 h com a gente, da escola! Ou seja, sem a música você aliena, cria uma geração alienada. Então uma matéria dessa tem de ser valorizada pela escola e Embu das Artes está de parabéns por levar música a suas escolas”.

O prefeito Prefeito foi representado pelo vice, Natinha, que se declarou feliz pelo lançamento de um programa tão importante. Já o presidente da Câmara Municipal, Sandoval (Doda) Soares Pinheiro, elogiou a chegada do projeto “maravilhoso” à cidade e disse que sempre contará com seu apoio.

A música na escola cumpre a lei federal           11.769, de 2008, que determina que as escolas de educação básica incluam música no currículo. O Projeto Musicalização na Educação Infantil – Palavra Cantada tem a proposta de  preparar o professor para a escola e colaborar para o cumprimento da lei. No programa, as crianças são estimuladas com cantigas e brincadeiras de roda, pela sonoridade e ritmo, a pensar e a se expressar.

Encontros com professores


Encontros de Formação de Professores de Arte, Educação Física e Professores Coordenadores Pedagógicos das escolas que atendem a Educação Infantil serão realizados nos dias 20/8 , 10/9, 8/10 e 5/11. O curso de formação, que acontecerá dentro do horário de trabalho, terá carga horária de 20h presenciais e 10h à distância. Será realizado no Parque do Lago Francisco Rizzo. No dia 6/8 foi realizado o primeiro Encontro de Formação de Professores de Arte, Educação Física e Professores Coordenadores Pedagógicos e ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) das escolas que atendem a Educação Infantil.

Participaram do lançamento do projeto ainda a secretária adjunta de Educação, Alda Rebelo, o coordenador de Educação Infantil de Embu das Artes, Oderlan Pereira, o vereador Jarbas do Depósito, entre outros. Na plateia foram muitos os elogios ao Palavra Cantada: “As crianças ficam muito mais interativas, as aulas mais dinâmicas…”, disse Karina Viera, que cursa Educação e quer ser professora.

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: