‘A Beleza dos Povos Originários’: exposição aborda tema urgente com leveza e empatia

Alex Natalino
28/03/2023 - 16:55
'A Beleza dos Povos Originários': exposição aborda tema urgente com leveza e empatia

A exposição “A Beleza dos Povos Originários” acontece a partir de 01/04 no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, com obras de Edna Alves e participação de Clau do Embu. A realização do evento é da Secretaria Municipal de Cultura.

Norteada pela técnica da arte naif, Edna Alves desenvolve imagens belas e coloridas de indígenas, vegetação e animais sob uma aura positiva. “Senti a necessidade de pintar o cotidiano da floresta com suas várias etnias, incluindo os Yanomamis, sem ignorar a realidade difícil que muitos vivem, com doenças e desnutrição, e no intuito de ajudá-los de alguma forma, mas abordando o tema de maneira agradável e intencionando, ludicamente, devolver-lhes a beleza roubada”, afirma Edna.

Já o foco da escultora terracotista, Clau do Embu, em suas obras é a preservação da natureza e do planeta como um todo, modelando as belezas da fauna, flora e povos originários da floresta. Apesar da gravidade da situação ecológica brasileira, ela busca denunciar esta realidade por meio de seres meigos e amorosos, aspirando despertar empatia, sentimento de proteção e mostrar a dimensão do risco de destruição que o planeta corre. “Os povos originários passaram a fazer parte das minhas obras pelo triste motivo de terem sido dizimados pelas políticas de desenvolvimento descontrolado que destroem seus habitat, rios e peixes, cortando qualquer possibilidade de sobrevivência”, dispara ela.

Serviço:

A Beleza dos Povos Originários
De 01 a 30 de abril
Abertura: 01 de abril, às 16h
Centro Cultural Mestre Assis do Embu – Largo 21 de Abril, 129, Centro, Embu das Artes
Visitação de terça a domingo, das 9h às 17h