Ação comemora o Dia Internacional do Consumidor

15/03/2017 - 16:44
Ação comemora o Dia Internacional do Consumidor

Em mais uma das 58 Ações pelos 58 anos de emancipação da cidade, a Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Assuntos Jurídicos e o Procon, celebrou hoje, 15/3, o Dia Internacional do Consumidor com evento no Centro Cultural Mestre Assis.

Participaram o secretário de Gestão de Pessoas e Modernização Administrativa, Marco Roberto, que na ocasião representou o prefeito Ney Santos, secretários, vereadores, representantes de bancos da região, e técnicos do Procon Embu das Artes.

“Aproximar o Procon da população é a meta, e é isso que o prefeito deseja também em relação ao governo, andar lado a lado com o povo”, falou o secretário Marco Roberto.

“O código de defesa do consumidor é um dos maiores ganhos do povo nessa era, é uma ação extremamente importante, pois trata da cidadania”, disse Marcelo Ergesse, secretário da pasta de Assuntos Jurídicos.

O novo diretor do Procon de Embu das Artes, Érico Rodrigues de Melo, também esteve presente e salientou que o papel fundamental do Procon é manter o equilíbrio: “o  Código de Defesa do Consumidor será cada vez mais emblemático na solução de questões entre as partes, as empresas precisam entender essa realidade.”

Após a abertura, a técnica do Procon Silmara Bergamini, e a coordenadora do Procon Embu das Artes, Maria Aparecida de Oliveira ministraram as palestras “Diretos Básicos do Consumidor”, e “Educação Financeira”. Além disso, uma tenda do Procon Itinerante atendeu a população no centro da cidade.

A data

O Dia Internacional do Consumidor foi criado para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas que também as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.

Foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos.

Depois de 23 anos da ação de Kennedy, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada por Kennedy.