O secretário de Esportes e Lazer, Paulo Oliveira da Silva, recebeu dia 22/12, três alunas do programa Esporte Cidadão que foram escolhidas para treinar no Centro de Formação de Atletas da Sociedade Esportiva Palmeiras. As meninas, duas de oito e uma de 16 anos, iniciarão os treinos nas ginásticas artística e acrobática no dia 26/1.
“Esse é um projeto que tem como base a iniciação esportiva. Agora a etapa é outra, vocês irão treinar em um centro de alto rendimento. O prefeito Prefeito está em diálogo com o Ministério do Esporte para que um centro desse tipo seja instalado no futuro Parque da Várzea, para que possamos treinar os nossos talentos descobertos no Esporte Cidadão”, disse o secretário da pasta.
O professor do núcleo Independência, Paulo Sérgio Hernandez, está há três anos no projeto e foi o grande incentivador das meninas: “Avisei aos pais que haveria essa seleção e inscrevi as meninas. O talento sobressaiu e elas foram escolhidas entre mais de 30 alunos”, contou.
Nycole Chagas tem 8 anos e já treina há aproximadamente 2 com o professor Paulo. Ainda parecia não acreditar no que estava acontecendo. A mãe Ângela da Silva, estava orgulhosa: “O professor inscreveu pois acreditou nas meninas. Estamos orgulhosos”.
Lakchimir Campos Toledo é a escolhida pelo centro do clube alvi-verde com mais idade, tem 16 anos e muita vontade de vencer: “Fui ao independência porque queria fazer algo relacionado a dança. Conheci o professor Paulo e vi a aula de ginástica acrobática. Fiz a primeira e não parei mais. Porém, tenho vontade de continuar com os estudos para concluir a faculdade de psicologia ou educação física”, afirmou.
A mais tímida das três escolhidas do grupo é Giovana Chagas, também com 8 anos e prima de Nycole. Segundo sua mãe, Karen Ap. Chagas, a menina precisava se exercitar por conta de um problema de saúde: “O médico sugeriu uma atividade física. Matriculei na ginástica artística e ela se adaptou rápido. Estou muito feliz com essa nova etapa”, disse a mãe.
Desde que foi implantado na cidade, em 2009, o Esporte Cidadão já encaminhou para centros esportivos de alto rendimento cerca de 15 jovens. Estamos vendo o resultado do nosso empenho dentro desse projeto, isso nos satisfaz muito”, disse a coodenadora do Esporte Cidadão, Juliana Dias.
Esporte ao alcance de todos
Em 2009, o prefeito Prefeito criou o programa Esporte Cidadão, um dos projetos mais democráticos que a cidade já teve na área do esporte: o Esporte Cidadão. São 29 modalidades, em 25 núcleos de esporte espalhados pelo município. O projeto oferece desde a recreação e iniciação desportiva até o esporte de rendimento. Participam crianças (a partir de 6 anos), adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência.
Há modalidades tradicionais como atletismo, capoeira, futebol, basquete e vôlei. Para quem gosta de esportes diferenciado, pode experimentar o badminton, o tênis e a esgrima. As lutas também são muito procuradas como boxe, caratê, taekwondo e kickboxing, tudo pensado como política pública de inclusão social, educação e cidadania.