Os alunos e professores de música do Programa Guri, núcleo Embu das Artes, realizaram uma série de apresentações na quarta-feira (20/6) no Parque Francisco Rizzo, para encerrar as atividades do 1º semestre de 2018, com o prestígio do secretário municipal de Cultura, Júlio Campanha.
Antes das performances, os professores explicaram que a formação do projeto permite aos estudantes tocarem todos os estilos musicais e, além da prática e do estudo, os eventos ao vivo com plateias são um desafio que fazem parte do aprendizado deles.
As crianças e os jovens cantaram e tocaram Beethoven, Matteo Carcassi, Bach, Debussy, Luis Gonzaga, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Celly Campelo, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros. Estiveram presentes nas exibições alunos de iniciação musical, coral e instrumentos como violão, viola, flauta, sax e clarinete, acompanhados pelos professores e, em muitos momentos, com o apoio do piano.
João Vitor Costa Teodoro, 15 anos, é aluno do Guri e estuda no projeto há cerca de um ano. Ele se apresentou solo no violão com a música “Jesus, Alegria dos Homens”, de Sebastian Bach, e deu sua declaração sobre a formação. “A qualidade do curso é ótima, estou estudando, porém, ainda é um hobby, mas se rolar, tudo pode virar música”, disse João Vitor.
O Programa Guri Embu das Artes, projeto da Secretaria de Estado da Cultura gerido pela organização social Santa Marcelina, foi inaugurado em dezembro de 2017 para oferecer educação musical gratuita com cursos de canto, instrumento e teoria para jovens entre 6 e 18 anos de idade, com o ideal de desenvolvimento humano e inclusão social. A entidade mantém 46 polos na Capital e Grande SP, atendendo 13 mil alunos. Em Embu das Artes, ele fica alocado na av. Alberto Giosa, 390, Parque Francisco Rizzo, telefone (11) 2056-5122.