ANIMAEMBU é atração do Centenário da Imigração Japonesa

27/05/2008 - 0:00
ANIMAEMBU é atração do Centenário da Imigração Japonesa
Acessibilidade

Para homenagear os 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, a Prefeitura de Embu está programando uma série de atividades que envolvem a comunidade japonesa local e o intercâmbio cultural com embuenses. Hoje, vivem na Estância Turística de Embu e região mais de 300 famílias japonesas que tiveram papel fundamental na formação econômica, política e cultural do município, desde que os primeiros imigrantes do país do sol nascente chegaram na década de 30.

Além de um culto ecumênico aos antepassados, no domingo (15/6), às 10h, no Cemitério do Rosário, um Festival de Animês, de 14 a 22 de junho, ocupará as principais salas do Centro Cultural Embu das Artes, no Centro Histórico, com famosos personagens dos desenhos animados japoneses, como Yu-Gi-Oh!, Naruto, Dragon Ball Z, Bleach, entre outros.

A entrada é gratuita e as inscrições para participar dos concursos e torneios podem ser feitas até o dia 22 de junho, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), no CID Fonte dos Jesuítas e na banca do jornaleiro Abraão, no Largo 21 de abril, Centro. No dia 17, às 19h, no Centro Cultural, o Rotary Club celebrará a importância da comunidade japonesa com a entrega de certificados aos mais antigos.

O AnimaEmbu terá concursos de Animekê e Cosplay individual e em grupos, momento em que os aficcionados pelos personagens vestem-se como eles e assumem seus movimentos. Também serão realizados torneios de Card Game YU-Gi-Oh! e Magic, além do 3º Winning Eleven. Dirigido a jovens e adultos, o Festival AnimaEmbu também terá Pump, oficinas de desenho e AnimeDance, exibições de Animê e filme japonês, exposição de desenho e AnimePôster. Empresas convidadas transformarão a Sala Jaldo Jones em um Shopping Anima, com a comercialização produtos que envolvem o setor.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Embu das Artes, da comunidade japonesa local e do Instituto Cultural Juventude Multi-Participação (Jump), coordenado por Kiyoshi Sakamoto, que programou, ainda, jogos, comidas típicas e um posto da Campanha Rio Limpo, com orientações sobre reciclagem de lixo e, principalmente, óleo de cozinha usado. A entrega de um litro de leite longa vida ou um litro (no mínimo) de óleo de cozinha usado darão direito a um cupom de participação no torneio de Card Game Yu-Gi-Oh!. O evento tem apoio da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e da União Educacional Brasil – Japão.

Entenda o Animê
A animação japonesa ou simplesmente "Animê" é um dos grandes fenômenos das últimas décadas no ocidente. Baseados em histórias em quadrinhos (os mangás) de sucesso no país e antes restritos ao Japão, os desenhos "de olhos grandes" invadiram o ocidente e conquistou admiradores de todas as idades.

Em 1995, essa arte chegou ao Brasil. Dotados de características peculiares, como o uso de onomatopéias, desenhos em preto-e-branco, retículas para efeitos de luz e sombra, finais definitivos e uma dinâmica própria, típica da linguagem cinematográfica, os mangás são altamente consumidos no Japão. A venda anual chega a mais de um bilhão de exemplares por ano, com volumes do tamanho de listas telefônicas, contendo capítulos de várias séries. Dependendo do sucesso da série, os capítulos podem ser condensados em pequenos volumes de bolso (Tankohons) ou em edições de luxo.

ANIMAEMBU
14 a 22 de junho – Centro Cultural Embu das Artes
Largo 21 de Abril, 29 – Centro – Embu
Inscrições: até 22 de junho
> Site
> Outras comemorações

Centro de Referência da Juventude (CRJ) – Tel. 4704-2935
CID Fonte dos Jesuítas – Tel. 4241-6941
Banca do jornaleiro Abraão, no Largo 21 de Abril – Tel. 4781-3664 ou por email; masembuarte@yahoo.com.br

----
Compartilhe nas redes sociais