Dengue
É transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. A pessoa com dengue apresenta febre que podem durar até duas semanas e, às vezes, pode evoluir para um quadro hemorrágico.
Sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos (piora com o movimento ocular), manchas vermelhas na pele, náuseas e vômito, falta de apetite e paladar, moleza e cansaço, dor nas articulações e músculos.
Zika
É uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, caracterizada principalmente por febre baixa, manchas de pele, coceira, vermelhidão nos olhos e dor de cabeça. As formas mais graves são aquelas em que o vírus atinge o sistema nervoso, provocando paralisias e até microcefalia, quando se trata de gestantes.
Sintomas: febre baixa, dor de cabeça, conjuntivite, manchas vermelhas na pele e prurido intenso, náuseas e vômito, moleza e cansaço, dor nas articulações e músculos (mãos e pés). Na gravidez pode ocorrer microcefalia.
Chikungunya
É transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus. A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com o da dengue, porém muito mais dolorosos. As dores nas juntas podem variar de 10 dias e persistir por meses.
Sintomas: febre alta, dor de cabeça, conjuntivite, erupção cutânea (bolhas), dor intensa nas articulações e inflamação (inchaço), náuseas e vômito, dor nas costas e dor lombar, dor muscular, vermelhidão na pele.