Em virtude da diminuição na procura pela vacina contra a febre amarela, a estratégia de vacinação foi alterado. Uma vez aberta, a ampola de 50 doses tem duração de 6 horas, acarretando perda. Portanto, as unidades básicas de saúde passam a oferecer a vacina de forma rotativa, seguindo um cronograma que garante que unidades, em diferentes regiões da cidade, disponibilizem a dose diariamente, das 10 às 16h. Cerca de 50 mil pessoas ainda precisam ser vacinadas para não correr o risco de adoecer e morrer.
Quem deve tomar a dose?
Toda a população a partir de 9 meses de idade
Documentos necessários:
Comprovante de residência (conta de água ou luz, Cartão Cidadão Embuense ou o cartão de matrícula do posto) ou do local de trabalho na cidade (Carteira de Trabalho ou Declaração da empresa)
Não pode tomar a dose:
Gestantes, pacientes que tomam imunossupressores, pessoas em tratamento de quimioterapia e radioterapia, pacientes que fazem diálise e hemodiálise, soro positivo HIV (pode tomar a vacina se apresentar relatório do especialista que o acompanha), pacientes que receberam alta nos últimos dois anos de tratamento contra o câncer (podem tomar apresentando a carta do oncologista), portadores de artrite reumatoide, lúpus, doenças neurológicas graves (paciente com crise convulsiva sem controle)
Cronograma:
UBS Embu – 2ª e 5ª-feira
UBS Ressaca – 3ª-feira
UBS Itatuba – 2ª-feira
UBS Vista Alegre – 6ª-feira
UBS Mimás – 5ª-feira
UBS Tomé – 3ª-feira
UBS Pinheirinho – 4 ª- feira
UBS São Marcos – 2ª e 5ª-feira
UBS Santa Emília – 3ª e 6ª – feira
UBS Santo Eduardo – 2ª e 4ª – feira
UBS Santa Tereza – 3ª e 5ª – feira
UBS Ângela – 6ª – feira
UBS São Luiz – 2ª – feira
UBS Valo Verde – 4ª – feira
UBS Independência – 6ª – feira
UBS Fátima – 3ª e 5ª-feira