No mês serão mais de 40 atividades
A programação das comemorações do Mês da Consciência Negra preparada pela Prefeitura de Embu das Artes começou a todo vapor. Após a inauguração do Teatro Popular Solano Trindade ocorreram várias atividades em diversos bairros da cidade. Entre as atrações estavam as oficinas de boneca negra, percussão e de teatro, abertura da exposição “De Zumbi a João Cândido – 100 anos da Revolta da Chibata”, debates sobre a juventude o movimento negro no Embu, apresentação de dança carimbó, entre outras.
Na Escola Municipal José Salvador Julianelli, no Jardim Novo Campo Limpo, por exemplo, os alunos do 5º ano fizeram uma apresentação de dança carimbó. Considerada um gênero musical de origem indígena, ela miscigenou-se e recebeu outras influências, principalmente a negra. As crianças ensaiaram durante 20 dias e com sintonia e alegria arrancaram calorosos aplausos dos outros alunos. Na E.M. Marajoara, no Jardim Santa Clara, ocorreu uma mostra cultural, onde os alunos fizeram leitura de poemas, jogral e uma apresentação de capoeira para os pais.
Entre os destaques que encerram a programação desta semana está a finalização do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que será no Canto Cultural de Hip Hop Zumaluma – Rua Cerqueira César, 703, Jardim Santa Tereza , às 17 horas. (Confira a programação completa do Mês da Consciência Negra).