Banda Municipal se apresenta dia 27/8 e homenageia maestro Edmundo Villani-Côrtes

Alex Natalino
23/08/2022 - 17:31

A Banda Municipal de Embu das Artes fará uma apresentação no sábado (27/08), às 10h, em frente o Centro Cultural Mestre Assis do Embu, para prestar uma homenagem a Edmundo Villani-Côrtes – pianista, maestro, arranjador, compositor, professor e pesquisador. A presença do homenageado está confirmada.

Para assistir à apresentação gratuita, os convites serão distribuídos nos seguintes locais: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 129, Centro) e na Secretaria Municipal de Cultura (rua Andrônico dos Prazeres Gonçalves, 114, Centro). A coordenação do evento é da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:

Apresentação da Banda Municipal de Embu das Artes
Homenagem a Edmundo Villani-Côrtes
Dia 27/08, às 10h
Centro Cultural Mestre Assis do Embu – Largo 21 de Abril, 129, Centro, Embu das Artes

Sobre Villani

Ligado à academia, ministrou disciplinas de Composição e Contraponto na UNESP.

Aos 22 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para ingressar no Conservatório Brasileiro de Música, para formalizar seus estudos no piano. Na então capital brasileira, o músico tocou piano em casas de espetáculo e integrou a orquestra da Rádio Tupi, sob a regência do maestro Orlando Costa (Cipó).

Ao finalizar os estudos no Rio de Janeiro, Villani-Côrtes regressa a Juiz de Fora, onde inicia o bacharelado em Direito. Durante este período, esteve à frente do Conservatório Estadual de Música. Em sua cidade natal, estreou o Concerto para Piano e Orquestra, executado pela Orquestra Sinfônica de Juiz de Fora.

Na década de 60, seus passos o guiaram para São Paulo, cidade onde aprofundou seus estudos em piano com José Kliass. Ali também desbravou o mundo das composições, tendo Camargo Guarnieri como mestre.

Villani-Côrtes integrou as orquestras das rádios Bandeirantes, Record e Gazeta como pianista. Em 1970, ingressou para a Orquestra da Rádio Tupi. Este momento marca uma das fases mais prolíficas de sua produção musical.

Em 1973 ingressa para a vida acadêmica, lecionando na Academia Paulista de Música e, três anos mais tarde, compõe uma de suas obras mais destacadas: Cinco Miniaturas Brasileiras. Em 1982 assume as disciplinas de Contraponto e Composição na UNESP. Em 1988 conclui o seu mestrado em Composição na UFRJ e, no mesmo ano, entra para a equipe musical do programa de entrevistas Jô Onze e Meia, no SBT, local onde atuou até 1991.

Integrou o corpo docente do Festival de Inverno de Campos do Jordão entre 1992 e 1996. No final da década de 1990 conclui o seu doutorado na UNESP.

Em 2014 foi eleito para a Academia Brasileira de Música, instituição em que ocupa a cadeira de número 11. Compôs ainda o Te Deum em homenagem aos 150 anos de sua cidade natal, Juiz de Fora.

Ao longo de sua carreira percorreu o erudito, o acadêmico e o popular, construindo um amplo repertório musical, que foge de definições e rotulações.

Suas obras foram premiadas em diversas ocasiões como na Feira Livre de Música Popular Brasileira, realizada na Cidade do México (1981), no centenário de Mario de Andrade, com Rua Aurora (1993), e recebeu menção honrosa no Noneto de Munique (1978).

Em reconhecimento ao seu talento e dedicação, o Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), homenageou Edmundo Villani-Côrtes em sua primeira edição, realizada em 2014.