CadÚnico: conheça e saiba como se cadastrar ou atualizar seus dados

Daniela Karin
20/01/2023 - 17:28
CadÚnico: conheça e saiba como se cadastrar ou atualizar seus dados
Acessibilidade

O Cadastro Único (CadÚnico) tem por objetivo identificar todas as famílias de baixa renda existentes no Brasil para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros, de acordo com as regras específicas de cada um. A base de dados também é utilizada para ingresso em programas estaduais e municipais.

Atualmente, 125.570 munícipes estão inseridos no CadÚnico, sendo mais de 66 mil identificados em situação de extrema pobreza. Podem fazer o cadastro, pessoas com idade mínima de 16 anos que comprovem ter: renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou renda mensal familiar total de até três salários mínimos; ou renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

O responsável familiar deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência e apresentar CPF ou título de eleitor. Dos demais membros da família, são exigidos um dos seguintes documentos: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor. Caso algum familiar não tenha, ele será orientado e encaminhado a fazer o documento. Também é possível fazer o pré-cadastro e atualizar os dados aqui no site do programa.

----
Compartilhe nas redes sociais