Capacitação para que pessoas idosas se cuidem

Capacitação para que pessoas idosas se cuidem
Acessibilidade

Quase 200 receberam certificados da Prefeitura e Fundação Mapfre

Terceira idade, maioridade, melhor idade… Tudo isso não existe mais. Agora, o termo correto é “pessoa idosa”, “idoso” ou “idosa”, de acordo com a fonoaudióloga e gerontóloga Sandra Regina Gomes, coordenadora dos Programas para Idosos da Fundación Mapfre. Ela participou, em 17/12, assim como outra representante da fundação, Alessandra Gosling, da formatura das 190 pessoas idosas que frequentaram os cursos de Circulação e Segurança Viária e Prevenção de Riscos Domésticos. Os cursos foram realizados em parceria com o Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da secretaria de Participação Cidadã.

Mesmo com a nova denominação, o debate sobre pessoa idosa está longe de terminar. Estudo recente nos Estados Unidos diz que a juventude termina aos 35 e idoso ou idosa tem 58 ou mais. Para os médicos, a pessoa idosa nasce biologicamente aos 51. Já o Estatuto do Idoso é para quem tem 65 ou mais e há brasileiro que ainda cantarola a velha marchinha: “A vida começa aos 40 e a velhice aos 41”.

Parece um debate sem importância, mas entender ou mesmo assimilar a idade faz parte do interesse de cada um de precaver-se em todos os sentidos, seja se informando dos cuidados que deve tomar, seja frequentando uma das academias públicas que o governo Prefeito vem instalando nas praças da cidade. No Parque do Lago Francisco Rizzo, além de academia, há pista de caminhada iluminada. E são muitos os outros programas dirigidos a idosos (as) conduzidos pelas secretarias de Saúde, Assistência Social, Cultura, Transporte.

Uma das primeiras iniciativas do prefeito Prefeito, quando iniciada a construção do campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Parque da Várzea, foi preservar um casarão do terreno para instalar o Centro de Convivência para Idosos. Programas para essa faixa da população continuarão sendo desenvolvidos na gestão que começa em janeiro, conforme consta do Programa de Governo. “O acesso à informação por meio de palestras e das duas cartilhas que foram distribuídas servem para oferecer a todos mais qualidade no envelhecimento”, declarou Edson Bezerra, chefe de Gabinete que representou o prefeito Prefeito.

APROVEITAMENTO

Para os formandos foram muitas as descobertas durante o treinamento. Carmen Higa Shimono, 67 anos, informa que aprendeu a levantar da cama. “Hoje, acordo, conto até 10, fico na posição correta e levanto. Não fico mais tonta”, diz. Às terças e quintas ela faz ginástica na EM Paulo Freire, na sexta, fisioterapia na Igreja Santa Emília, programas gratuitos da Prefeitura. “Eu não perco nada que ofereçam. Tudo que fazemos é importante na nossa vida”, declara Maria dos Santos Silva, 55, que faz ginástica, cursos e dieta balanceada. “Conheço muita gente aleijada porque sofreu acidente doméstico”, conta José Vicente Vasconcelos, 70. Para ele, todas as informações dos cursos para se comportar, e se cuidar, em casa e na rua são importantes.

Enquanto festejavam o aprendizado, os formandos tietavam Vicentini Gomez, 55, ator, diretor, cineasta, mímico, roteirista e produtor de teatro, com passagem pelos palcos de Embu das Artes, conhecido por sua atuação em novelas. Ele foi o sequestrador (Serjão) da Carminha, em Avenida Brasil, novela recém-exibida pela Rede Globo. Amigo de Paulo Vicente dos Reis, secretário interino de Participação Cidadã, Vicentini compareceu para prestigiar o evento e foi a surpresa prometida aos formandos. Autógrafos, pose para fotos, beijos e abraços fizeram parte do encontro. Olgandina (“Não precisa sobrenome, só eu me chamo assim”, diz), mais de 70, ao sair, avisa que vai colocar no facebook a foto que tirou com o ator.

O programa desenvolvido com a Fundación Mapfre – com sede na Espanha, que atua em 39 países, incluindo o Brasil, com o objetivo contribuir para a formação do cidadão e disseminar valores e cultura – deverá ter continuidade no próximo ano. “Estamos no embrião da nossa parceria e em 2013 devemos ter mais a comemorar”, disse o secretário interino Paulo Vicente. Ao formar a primeira turma que marca o início do trabalho na cidade, Sandra Gomes enfatizou: “Com essa primeira turma de capacitação da nossa parceria, plantamos uma sementinha em Embu das Artes que já começa a germinar”.

----
Compartilhe nas redes sociais