Unidade voltada à atenção de usuários com transtornos mentais devido ao uso abusivo de álcool e ou outras drogas.
Nome oficial da unidade: Centro de Atenção Psicossocial II – Álcool e outras Drogas
Nome da unidade: CAPS AD
Endereço: Rua Siqueira Campos, 22. Centro. CEP – 06803-320
Telefone: 4704-7082
Horário de Atendimento: 7 às 18h
Escala de Serviço da Equipe Técnica
Email: capsadembudasartes@gmail.com
Serviços: Acolhimento e cuidado integral a pessoas em situação de consumo prejudicial de drogas
Gerente: Adriana Ramos de Faria
Responsável técnico: Karen Mos Rodrigues
Equipe: psicologia, assistência social, terapeuta ocupacional, psiquiatra, médico clínico geral, equipe de enfermagem e suporte administrativo
Bairros atendidos pela Unidade: Todo o município de Embu das Artes
O Serviço:
O CAPS AD é um serviço de atenção estratégica de base territorial que acolhe e cuida integralmente de pessoas em consumo prejudicial de drogas (sejam elas lícitas ou ilícitas). Para produção do processo de trabalho, a equipe multidisciplinar utiliza o referencial teórico da Saúde Coletiva para explicar os processos saúde-doença.
O cuidado específico para o consumo de drogas é orientado pela perspectiva da Redução de Danos Emancipatória que compreende as drogas como mercadorias em uma sociedade de consumo que podem ou não ser prejudiciais. Partindo desses referenciais, o trabalho cotidiano se dá em parceria com diversos pontos de apoio da rede intersetorial de Embu das Artes como: UBSs, Centro de Convivência, Centro Pop, CRAS, CREAS, Fórum, Pronto-Socorro, CAPS II Adulto e quaisquer outros serviços que apresentem a necessidade de saúde que o CAPS AD, possa apoiar, ou ser apoiado.
O serviço ainda oferece atividades coletivas (grupos terapêuticos e oficinas), atividades individuais (multidisciplinares), atividades voltadas a familiares, iniciativas de geração de trabalho e renda e ações de poder popular (assembleia e conselho gestor). Os usuários e usuárias do CAPS AD são acolhidos diariamente e constroem com a equipe de referência um Projeto Terapêutico Singular (PTS) que contém uma proposta de alteração de variáveis na determinação social do processo saúde-doença nas dimensões: individual, particular (família, rua, bairro etc.) e geral (Brasil, mundo e sociedade).
O CAPS AD trabalha com cuidado em liberdade em acordo com a lei 10.2016/ 2001 que reorienta o cuidado em saúde mental para o território em detrimento do antigo modelo asilar (manicômios).
Como utilizar o CAPS AD
O munícipe interessado pode comparecer ao CAPS AD, de forma espontânea ou encaminhado por outras instituições, sozinho ou acompanhado por familiares e/ou referência de sua vida, das 7 às 17 horas, será
acolhido por um trabalhador da unidade e conforme avaliação profissional será estabelecido um Projeto Terapêutico Singular – PTS*, com referência técnica neste serviço e/ou na Rede de Atenção Psicossocial.
Atividades desenvolvidas na Unidade:
Além do acolhimento são realizadas atividades terapêuticas em grupo com
o objetivo de fortalecer o convívio, reflexões dos processos de vida,
expressão, criatividade, sensibilização, relações familiares, construção
com o mundo do trabalho, educação em saúde e laços comunitários.
Atividades no território:
O CAPS AD assim como os demais serviços de saúde tem uma agenda externa baseada no cuidado longitudinal dos usuários e familiares e nas necessidades do território através de discussão das redes locais. O serviço também cumpre um importante papel de matriciamento, compartilhando o conhecimento da especialidade para outros pontos de apoio da rede de maneira a transformar as possibilidades de cuidado e o compartilhamento de informações, aprendendo também com a prática social de outros serviços.
Ações em parceria
O CAPS AD fortalece o trabalho em rede manejando em conjuntos as
seguintes oficinas:
• Oficina de Caminhada no Parque Francisco Rizzo – Centro de Convivência
Conviver;
• Oficina de Cerâmica – Secretaria de Cultura – Museu Sakai;
• Uniarte;
• Associação de Saúde Mental de Embu e Região – AASMER