A Kombi ano 1998 tem fogareiro, geladeira, chuveiro e cama. Enquanto prepara um café para a repórter, Marcos Maciel conta como a paixão por viajar se tornou o projeto batizado de “Acompanha no Mapa”.
“O dinheiro das férias era sempre destinado para as nossas viagens. Fomos para diversos destinos e a ideia de viajar numa Kombi surgiu quando vi outro casal viajando assim. Hoje, a Kombi equipada se tornou nossa casa”, disse Marcos. Ele e a esposa, Lúcia Maciel, estão juntos há 27 anos e têm um filho e três netos.
Os gaúchos são da cidade de Rio Grande, município brasileiro localizado no litoral sul do estado do Rio Grande do Sul. Ambos são fotojornalistas e registram tudo o que veem durante a viagem que pretende ir do Chuí ao Oiapoque pelo litoral brasileiro, retornando pelo centro do País, com a ideia de percorrer todos os estados. O projeto se mantém graças à venda de chaveiros, fotos e aromatizantes para carro.
O casal saiu do Chuí em janeiro deste ano e vem colecionando histórias e amigos por onde passam. “Em Juquitiba paramos para dormir e acabamos ficando 2 meses! Trabalhamos e conhecemos muitas pessoas que nos ajudaram muito e nos trouxeram a Embu das Artes para passear e adoramos. Assim ficou decidido que nossa próxima parada após sair de Juquitiba. Adoramos Embu das Artes, a cidade é linda”, conta. O secretário de Cultura, Carlos Alberto Noia, também se encontrou com um dos viajantes.
Marcos conheceu alguns artistas locais e se encantou pela estrutura da cidade e da Feira de Artes e Artesanato: “o pessoal do trânsito nos ajudou muito! Fomos muito bem recebidos aqui, com certeza queremos voltar”.
O casal deixou uma mensagem para quem tem o sonho de embarcar nesse tipo de aventura: “Queremos que mais pessoas façam isso, que percam o medo. Descobrimos que podemos ser felizes com bem menos do que tínhamos. Sejam sempre verdadeiros na estrada”.