Na terça-feira, 21/6, o prefeito da Cidade de Embu das Artes, Prefeito, prestigiou a festa junina organizada pelo Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPD), da Secretaria de Participação Cidadã. O intuito foi de integrar os jovens participantes com a sociedade. Brincadeiras, danças, comidas típicas, sorteio de prêmios fizeram parte do evento.
O local, inaugurado em março de 2009, tem como finalidade promover e incentivar a inclusão social e o exercício de cidadania. Hoje, 43 pessoas com mais de 18 anos, com deficiência intelectual ou múltiplas deficiências, freqüentam de segunda a quinta-feira participando de oficinas de arte e artesanato, jogos, informática, corpo e movimento, música, teatro, atividade de vida prática e vida diária, com aulas de culinária, atividade socioeducativa, com debates de vários temas e a sessão pipoca, com filmes escolhidos pelos próprios jovens.
Os Institutos 3 AAA, São Paulo, Centro de Referência da Juventude (CRJ), Centro de Referência do Idoso (CRI), escolas municipais e o Complexo Educacional Armando Vidigal são algumas instituições parceiras do Centro de Convivência. A coordenadora do CCPD e CRPD, Sariene Pinheiro Levy, diz que incluir é o melhor negócio. “Eles adquirem autonomia e independência”, completa.
“Tem 15 anos que moro na cidade e desde então minha filha participa do programa de integração. Não trabalho, porque ela precisa de mim. Essas oficinas a fazem ficar mais calma. É um trabalho muito bonito que beneficia aqueles que precisam”, disse Maria Aparecida dos Santos Malagutti, mãe de Aline Malagutti, 25 anos, moradora do Jardim Pinheiros.
O secretário José Roberto Jorge (Administração e Finanças), Joel Milagres (secretário adjunto de Esportes e Lazer), Silvino Bomfim (presidente da Câmara Municipal) e o vereador Didi, também participaram do evento.