A Prefeitura Municipal de Embu das Artes por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social tem atendimento exclusivo para as pessoas em situação de rua na cidade. Através do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) oferece, durante o dia, higienização, alimentação, regularização de documentos, contato com as famílias, qualificação profissional, encaminhamento para entrevistas de emprego e assessoria jurídica, e à noite, disponibiliza o albergue e todos os outros serviços, menos a parte psicossocial.
Essa é a maneira de trazer dignidade e auxiliar na construção de um projeto de vida para superar a situação de rua. Muitos retomam os estudos, aprendem um novo ofício e retomam as rédeas da própria vida, sentindo-se renovados e inclusos novamente na sociedade.
Sebastião Aparecido Marques, 63, é exemplo. Entrou no Centro em novembro de 2015 com muitas dificuldades, principalmente para conseguir recolocação profissional, dificultada principalmente pela sua idade. Os poucos trabalhos temporários que conseguia não eram o suficiente para o pagamento do aluguel e logo se viu em situação de rua. Esses eventos atingiram diretamente sua autoestima, o levando também ao alcoolismo.
Ao ingressar no Centro Pop foi recuperando aos poucos a sua cidadania e resgatando sua autoestima. O atendimento psicossocial realizado também o auxiliou na elaboração de um novo projeto de vida, pela construção de um Plano de
Acompanhamento Individual. E foi lá que ele resgatou a marcenaria, uma antiga paixão que foi utilizada como estratégia para mantê-lo longe do consumo de álcool.
Hoje produz algumas peças atendendo a encomendas e também mostra sua habilidade e talento atuando no Programa Municipal de Frente de Trabalho Temporária, onde busca soluções econômicas e engenhosas para diversos problemas, no local onde atua.
Serviço:
Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP)
Avenida Esco, 607, Jardim Magali
Tel. (11) 4203 4366