Cidade celebra Dia Municipal da Pessoa com Deficiência

04/08/2015 - 0:00
Cidade celebra Dia Municipal da Pessoa com Deficiência
Acessibilidade

Uma das diretrizes do governo do prefeito Prefeito é a inclusão das pessoas com deficiência. Embu das Artes tem política pública para atendimento às pessoas com deficiência e lei municipal (nº 1.943/2001) que institui O Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 4 de agosto. Aqui, a política municipal conta com um grupo de trabalho composto por cinco secretarias entre elas:  Secretaria de Assistência Social Trabalho e Qualificação Profissional, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, Secretaria de Esportes e Lazer, que vêm desenvolvendo várias ações inclusivas nos equipamentos públicos. 

Nossa política é ampla e atua desde o atendimento na fisioterapia e demais serviços da saúde, na inclusão das crianças e jovens nas escolas municipais, na garantia de acessibilidade nos prédios públicos até o cuidado da nossa política habitacional que constrói unidades adaptadas, passando pelo Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência, onde crianças, jovens e adultos interagem socialmente entre si e com educadores e recebem atendimento psicológico, alimentação e participam de atividades de acordo com suas capacidades, além do transporte adaptado para estudantes e no transporte público. A prefeitura também oferece curso de libras para professores, servidores e comunidade.

O Governo Municipal acredita que todas as pessoas têm o direito de pertencer a uma comunidade e estar incluído socialmente.  Assim, a Política Pública de Assistência Social é norteada pela Política Nacional e têm como objetivo desenvolver ações para combater qualquer desigualdade, exclusão ou restrições.  O município de Embu das Artes fez a adesão ao Plano Viver sem Limite em agosto de 2013, que é uma ação do Governo Federal para promover o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência. 
Esse ano, temos muito que comemorar. No âmbito da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional mais uma vez a prefeitura, por meio do Prefeito Prefeito, inovou, firmando convênio com a Associação de Equoterapia Texas Ranch  para atendimento a 30 pessoas com necessidades especiais do município. Outra conquista são os atendimentos especializados em autismo, através da Associação Três AAA, que mantém convênio com a prefeitura. Em outra parceria com o poder municipal, a empresa Topico efetivou sete jovens  com deficiência, todos com carteira assinada e convênio médico. E, no primeiro semestre de 2016, a empresa Brasil Kirin vai promover um espetáculo de dança revolucionário no qual utilizará recursos tecnológicos inovadores, proporcionando oficinas para os atendidos do Centro de Convivência e uma belíssima apresentação de arte. 
O objetivo da data é promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e a participação da sociedade é marcada com reflexões e conquistas. 
O “Projeto Equoterapia” atende crianças e adultos que integram órgãos e projetos ligados às secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, como o Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPD), Projeto Desenvolver, Projeto Fofito e o Centro Educacional Armando Vidigal.
 
Atendimentos da saúde

Na esfera da saúde, são três os atendimentos:
 

Saúde Bucal, instalado no Centro Educacional Armando Vidigal, que no primeiro semestre desse ano fez 243 atendimentos de pessoas com deficiência.
 

Projeto Desenvolver, em parceria com a Unifesp, atendeu 260 pessoas com deficiência na UBS Centro e 4.212 na UBS Jardim Independência. Alocado em duas unidades (UBS Embu e UBS Jd Independência), atende crianças de 0 a 6 anos de idade, portadoras de algum tipo de deficiência ou necessidade de estimulação precoce (malformações / infecções congênitas, prematuridade extrema, baixo peso ao nascer, alterações globais no desenvolvimento, etc.),. Sua equipe multidisciplinar é composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, neurologista infantil, educador físico e nutricionista. O agendamento no Projeto é feito diretamente nas unidades em que este acontece. 

Projeto Fofito atendeu 1.903 pessoas com deficiência também no primeiro semestre de 2015. Trata-se de um serviço de reabilitação com uma equipe formada por fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional que. Está instalado nas UBS Eufrásio Pereira Costa, que atende pacientes na faixa etária de 6 a 18 anos, com doenças, traumatismos e malformações congênitas do sistema nervoso, além dos transtornos globais do desenvolvimento.

----
Compartilhe nas redes sociais