Assim como Amsterdã e Paris, Embu das Artes passa a adotar um sistema de identidade visual. O projeto ousado e inovador foi desenvolvido pelo designer Juan Paulo Pinto Rodriguez, 32, morador do município e ex-servidor da Secretaria Municipal de Comunicação Social, em seu trabalho de pós-graduação pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). A marca foi doada à Prefeitura e já está aprovada pela Câmara Municipal (Lei nº 2.647 de 7/1/2013). O slogan Melhor a cada dia, escolhido pelo prefeito Prefeito e sua equipe, acompanha a imagem.
O designer acredita que o fato de morar na cidade há mais de 20 anos e de se interessar pelo estudo de identidade visual aplicada, além das mídias impressas convencionais, foram decisivos para a produção da marca. “Procurei contribuir para que Embu das Artes também tivesse uma marca institucional que proporcionasse a interação da arte que a identifica com a história de fundação que a diferencia de outras cidades, e seu meio urbano que assume então a função de suporte para sua própria arte e história” – explica Juan, que também sentiu-se incentivado pelo plebiscito realizado em maio de 2011, no qual 74 mil pessoas votaram a favor da oficialização do famoso sobrenome “das Artes”.
O processo criativo da marca gráfica foi baseado exclusivamente na fundação histórica do município, com ênfase à Aldeia de M’Boy, que significa cobra grande em tupi-guarani. O trabalho contou, além de outros recursos, com o método de abstração de imagens por gestos do professor Carlos Eduardo Leite Perrone, usando a palavra-conceito participação, extraída do Título I, artigo 1º da Constituição Brasileira. A partir daí, notou-se a semelhança do gesto com o grafismo utilizado para cobra.
A fácil reprodução em diversos tipos de materiais também foi um importante elemento para a escolha, segundo o designer gráfico que consultou o escultor e entalhador da cidade, Adelino. Foram adotadas ainda as cores da bandeira do município (verde, amarela e vermelha) e tipografia institucional. Na calçada do Largo 21 de Abril, no Centro Histórico, é possível ver a aplicação de motivos geométricos e de cobras, em pedras portuguesas, numa tentativa de expressar a história e a cultura da cidade.
Em breve, a marca estará presente nos prédios públicos e em todo e qualquer material produzido pela Prefeitura, gerando economicidade, pois a marca não pertence à uma gestão política, ela é da cidade e permanecerá mesmo com a mudança de governo. Atualmente, a Secretaria de Comunicação Social trabalha na campanha de divulgação da marca. Clique aqui para conhecer o trabalho completo do designer.