Com desenvoltura, alunos mostram sucesso do projeto Leituração

14/12/2007 - 0:00
Com desenvoltura, alunos mostram sucesso do projeto Leituração
Acessibilidade

Igor Lucas tem 11 anos de idade e nunca havia pensado em fazer um poema ou defender o meio ambiente. Aluno das aulas de leituração da Escola Municipal Iodoque Rosa, além de melhorar a leitura, o menino despertou para a causa preservacionista e virou poeta. Vestindo uma fantasia de carro toda feita de papelão, Igor Lucas participou do Sarau de encerramento das oficinas de Leituração realizadas durante este ano em escolas municipais de Embu, numa parceria com a ONG Plural Assessoria e Pesquisa em Educação e Cultura, mediante convênio com o MEC/FNDE e a prefeitura de Embu. O evento aconteceu na terça-feira (11/12), no auditório da prefeitura.

A arte, em suas mais diversas manifestações, foi o instrumento utilizado por artistas da cidade para dar formação aos monitores e professores que atendem crianças do ensino fundamental. Desenvolvido por meio de oficinas pedagógicas, a atividade proporciona leitura de diversos gêneros literários, textos teóricos, troca de experiências e vivências de práticas pedagógicas com linguagens da Arte, que inclui, além da leitura, música, teatro, dança e artes visuais. O principal objetivo do trabalho é contribuir com a construção de uma proposta multidimensional e inclusiva que garanta a motivação dos alunos para aprender, reduzindo, assim, os índices de repetência e evasão escolar daqueles que apresentam dificuldade na aprendizagem. E pelas apresentações foi possível constatar que "a iniciativa deu certo e não pode parar", segundo a secretária da Educação, Rosimary Mendes de Matos: "O interesse pelas oficinas e a desenvoltura na leitura são visíveis", disse.

Por tratar-se de uma ação complementar, o curso foi ministrado no período inverso ao horário de aula. No auditório da prefeitura, as crianças apresentaram canções de Natal ao violino, declamaram Castro Alves, literatura de cordel, dançaram ciranda, coco e maracatu. Ruth dos Santos, de apenas 7 anos, aluna da 1ª série da E. M. Iodoque Rosa, leu poema do poeta português, Fernando Pessoa.

Poema, por Igor Lucas

Arte e educação
Dão asas à minha imaginação
Lixo vai virar matéria de criação
Da caixa de papelão
Saiu este carrão
E do giz de cera
Este retratão
Destas palavras
Este poemão

----
Compartilhe nas redes sociais