A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tem a finalidade coordenar o conjunto de serviços da política pública de assistência social de combate à pobreza e promoção do trabalho e da qualificação profissional em conformidade com a Política Nacional de Assistencial Social e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), através de ações e serviços que visem a promoção e proteção social dos munícipes, tendo como princípios a universalização, a territorialização, a matricialidade sócio familiar, equidade e a integralidade, a qualidade do serviço e humanização no atendimento.
Clique aqui e saiba quais são suas competências.
Já o Fundo Social de Solidariedade é um órgão que fica sob a pasta de Desenvolvimento Social, dirigido pela primeira-dama do município. Seu objetivo é fazer a captação de recursos e investir em projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.
Os programas e ações do Fundo Social de Solidariedade visam o resgate da dignidade humana, a capacitação artesanal e profissional, a geração de renda e a elevação da autoestima. Para tanto, são articuladas ações e parcerias com a iniciativa privada, órgãos do governo e com a sociedade civil. São políticas governamentais apoiadas por empresas que têm a consciência da responsabilidade social na contribuição para a redução das desigualdades sociais.