O recém-inaugurado Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim do Colégio, chegou a atender 40 pessoas na terça-feira, 25/8, e em apenas duas semanas de funcionamento, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), efetivou 108 inscrições no Cadastro Único (Cadúnico). A maior procura da população tem sido por Bolsa Família e Banco de Alimentos.
Cada família cadastrada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, possui renda muito abaixo de três salários-mínimos, teto máximo para fazer parte do Cadúnico, que fornece informações para programas como Fome Zero, Bolsa Família e Brasil Sem Miséria. A procura por esses programas no Jardim do Colégio, comunidade com pessoas de menor renda da cidade, se encaixa nos 20% da população do País que ainda se encontra na linha de extrema pobreza.
O Brasil saiu do Mapa Mundial da Fome, depois de cumprir as Metas do Milênio propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), de diminuir pela metade a quantidade de pessoas que passam fome, e a da Conferência Mundial de Alimentação (FAO), de reduzir pela metade o número de desnutridas, até 2015. Com isso, na última década, 54 milhões de pessoas saíram da linha de extrema pobreza. A tarefa do Cras é continuar trabalhando para reduzir os 20% de famílias, conforme o relatório Estado da Insegurança Alimentar no Mundo, de 2014, que ainda são afetadas por insegurança alimentar no Brasil.
Mais informações: 4203-2765 (PABX)