Neste último sábado 25/11 foi inaugurado o 9º Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vazame/Valo Verde, que atenderá também aos bairros Novo Campo Limpo, Julia e São Vicente.
Em pleno funcionamento, após a inauguração, o horário de atendimento segue o mesmo para todos os centros de referência e a expectativa de atendimentos é positiva do ponto de vista de que este é um serviço essencial e elementar a população, disse Roberta Santos, Secretária de Desenvolvimento Social durante sua explanação. Roberta disse ainda, que o CRAS é responsável pela organização e pela oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É um trabalho de caráter continuado, com a finalidade de promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como promover o acesso aos direitos. Além disso, contribui comprovadamente para a melhora da qualidade de vida da população de Embu das Artes. Para finalizar disse: “Este é o 9º CRAS de Embu das Artes e eu não conheço nenhum outro município do BRASIL que tenha o mesmo número de habitantes com 9 unidades. Outra coisa muito importante e que precisamos ressaltar é que em menos de 06 meses inauguramos 02 CRAS, o de Itatuba e agora no Vazame”, destacou a sensibilidade do Prefeito Ney Santos em viabilizar esse trabalho e entender a importância destes serviços como política pública em uma demanda que existia há muito tempo.
O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania, e também é conhecido como a “Casa das Famílias”.O CRAS é o primeiro equipamento público que a população chega assim como a Unidade básica de Saúde. Com o SUAS, os atendimentos sociais se dão através dos CRAS que devem estar ditribuidos pela cidade para facilitar o acesso da população.
O CRAS Vazame atenderá cerca de 33.000 pessoas que residem nos bairros do Jd. Vazame, Valo verde, Jardim Júlia, Marina, NC Limpo, São Vicente e Valo Verde.
Dessas 33.000 famílias, 2.658 possuem Cadúnico, e dos 24.000 munícipes que recebem o bolsa família na cidade, estes residem na região.
O Prefeito Ney Santos falou ao público que um dos maiores compromissos do Governo é com a população mais carente que tanto precisa do desenvolvimento social e lembrou algumas conquistas realizadas pela Secretaria até aqui.
Ao término, na presença de sua mãe emocionado, Ney Santos foi surpreendido com o nome do Centro de Referência que leva o nome de seu pai “Aurelino Alves dos Santos”.